Atividades marcam o Dia Mundial sem Tabaco em Linhares

No dia 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco. Em Linhares, a data será comemorada de forma saudável e preventiva. Será realizada a 1ª Caminhada de Combate ao Tabagismo. Os participantes sairão da Praça do bairro Interlagos II, às 16h e 30min e percorrerão as ruas do bairro.

Também na praça, a partir das 15 horas, a população poderá aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia capilar e receber orientação quanto aos malefícios do cigarro e sobre o tratamento oferecido, gratuitamente, pela Prefeitura por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

As ações são realizadas pela Prefeitura de Linhares e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Atendimento e Promoção da Saúde (NAPS) e Unidade de Saúde do Interlagos I.

"O nosso trabalho é oferecer qualidade de vida à população e, para isso, além de oferecer os serviços em saúde, promovemos a educação e a sensibilização para que as pessoas tenham uma vida mais saudável", afirma a Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim.

Sobre o Programa Municipal de Controle do Tabagismo

O Programa da Prefeitura de Linhares tem como principal objetivo estimular os pacientes a deixarem de fumar e prevenir a iniciação ao uso do tabaco por crianças e adolescentes, na busca por reduzir a mortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco.

O primeiro passo para quem deseja participar do programa é ter o desejo de parar de fumar. As atividades realizadas pelo programa vão desde atendimento individual com médico, psicólogo, enfermeiros e assistente social a atendimento em grupo com reuniões e atividades socioeducativas, por meio de palestras e oficinas nas escolas e empresas. O tratamento é gratuito.

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo funciona no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS), no centro. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas e o telefone para contato é o (27) 3372-7424.