MAIS OBRAS: Zanon e Casagrande inauguram Unidade de Saúde da Família e sede da Adefil, no Interlagos

A comunidade do bairro Interlagos vai contar, a partir de hoje, quarta-feira (16), com uma moderna unidade de saúde para atender toda a população local. Uma estrutura física e de atendimento que já nasce como modelo de gestão para a cidade. A Unidade de Saúde da Família "Dr. Joel Coelho Ferreira" será inaugurada pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que também descerrarão a fita da nova sede da Associação dos Deficientes de Linhares – Adefil.

A unidade vai contar com a atuação de equipes de saúde da família e saúde bucal, agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, psicólogos e assistente social, entre outros. O prédio apresenta salas de preparo (aferição de pressão arterial, glicemia e demais procedimentos de pré-atendimento); sala de nebulização e procedimentos de enfermagem; além de auditório e estacionamento para carros e motos.

Para o Vice-presidente da Associação de Moradores do Interlagos, Venícius Berti, "é uma alegria muito grande. A comunidade lutou por esta obra e, agora, estamos vendo se realizar. A nova unidade vai suprir a demanda da população. Os moradores estão muito felizes".

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza, "a Prefeitura está melhorando e ampliando a infraestrutura das unidades e, com isso, o atendimento na rede pública de saúde. Será um espaço adequado para atendimento dos usuários da saúde. Implantamos, em Linhares, uma nova concepção de saúde não mais centrada somente na assistência à doença, mas, sobretudo, com foco na promoção da qualidade de vida e intervenção nos fatores que a colocam em risco".

O Prefeito Guerino Zanon destaca a importância da participação da comunidade na concretização do sonho, que agora se torna realidade. Ele explica que a comunidade buscou, participou e exigiu essa nova unidade por meio de reuniões que resultou num dos itens do Plano de Governo que vem sendo executado pela administração municipal.

"Para nós, é uma satisfação inaugurar esta Unidade de Saúde. Além de construir novas unidades, trabalhamos para reforçar a nossa rede básica de saúde para melhor atender o linharense. Nosso foco é ter um atendimento básico eficiente para evitar que as pessoas fiquem doentes", reforça.

Com a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família "Dr. Joel Coelho Ferreira", o bairro mais populoso de Linhares, com mais de 26 mil moradores, passa a contar com três unidades para atender a demanda local. Uma unidade está localizada na Avenida Vasco Fernandes Coutinho, próximo à pracinha, e a outra ao lado do futuro estádio do São Paulo Apóstolo.

Adefil

O Governador Renato Casagrande e o prefeito Guerino Zanon, antes, às 18h30min, inauguram a nova sede da Associação dos Deficientes de Linhares, que é presidida por José Geraldo Geovani. A sede foi construída com recursos da Prefeitura de Linhares e atende a um antigo sonho dos associados.

Dr. Joel Coelho Ferreira

Joel Coelho Ferreira nasceu no dia 21 de março de 1924 e faleceu em 2001, com 77 anos. Ele nasceu no estado do Piauí, estudou medicina em Salvador. Em 1960, veio para Linhares onde se casou, teve quatro filhos e dedicou a maior parte de sua vida salvando a vida de outras pessoas. Dr. Joel Coelho trabalhou no 1º hospital de Linhares, no hospital Rio Doce e no São Lucas, em Vitória. Hoje, Dra. Lúcia Coelho, sua terceira filha, segue seus passos e também atua na área de saúde.