HOJE: Governador e Prefeito inauguram programa de coleta seletiva no bairro Aviso

A partir de hoje, dia 16 de maio, Linhares contará com o Projeto CRIAR – Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação, que tem como objetivo desenvolver, implantar e colocar em operação um sistema inovador de coleta seletiva e reciclagem, no município, e também objetiva benefícios sociais aos catadores cadastrados.

O projeto será inaugurado às 16 horas pelo Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e pelo prefeito de Linhares, Guerino Luiz Zanon. A data marcará a inauguração do CRIAR, que está em processo de desenvolvimento desde 2009 e que se tornou realidade após uma parceria entre a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Cidade, a Sucos Mais (SABB Coca-Cola), o Instituto Coca-Cola Brasil, a ONG Doe seu Lixo e a empresa de limpeza urbana Vital Engenharia Ambiental, além de toda a comunidade linharense.

Linhares é um dos poucos municípios brasileiros a contar com este tipo de projeto. O investimento total no projeto após os 24 meses necessários para que ele se viabilize financeiramente é da ordem de R$ 500 mil, um dos mais expressivos já realizados, de uma só vez, no Estado do Espírito Santo em coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos.

"O Projeto CRIAR é um marco histórico para Linhares porque nasceu de um movimento forte e espontâneo, envolvendo a administração municipal, a Sucos Mais (SABB Coca-Cola) e a comunidade e nosso objetivo é que este projeto cresça e gere cada vez mais benefícios a mais pessoas da cidade. O linharense merece", destaca o Prefeito da cidade, Guerino Luiz Zanon.

"O CRIAR é um exemplo de como o empreendedor privado, o terceiro setor e o poder público podem trabalhar juntos em prol das necessidades da população, nesse caso, a gestão dos resíduos urbanos e a dignificação do trabalho dos catadores. O CRIAR faz parte de um desejo antigo da Sucos Mais (SABB Coca-Cola) e encontramos, na Prefeitura e nos demais parceiros, todo o apoio necessário para transformar esse projeto em realidade e, mais uma vez, trazer uma iniciativa positiva e inovadora em prol da coletividade", diz o diretor de Relações Institucionais da SABB Coca-Cola, Mauro Ribeiro.

A inauguração ocorrerá na sede do projeto, em uma área de aproximadamente três mil metros quadrados, que será mantida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Além de aprimorar a gestão de resíduos domiciliares da região, o projeto promove o desenvolvimento socioeconômico da população que vive da coleta do que antes era chamado de "lixo" e, agora, passa a ser oportunidade de geração de renda e melhoria da qualidade de vida. As pessoas conhecidas como catadores passam a ser reconhecidas como verdadeiros agentes ambientais, atividade que sempre desempenharam, mas que poderão fazê-lo de forma mais organizada e digna, contando com o apoio estruturado do CRIAR.

Cadastramento de catadores

O CRIAR prevê a inserção organizada dos catadores na cadeia da reciclagem, em concordância com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12305/2010), e também do programa Espírito Santo sem Lixão, outra iniciativa que demonstra o empenho do poder público nesse assunto. 

O projeto já deu início ao cadastramento dos catadores de resíduos do município. O programa inicialmente contará com cerca de 30 catadores assistidos pela Secretaria de Assistência Social do Município, todos registrados no sistema único de assistência social do Programa Bolsa Família do governo federal e com todos os benefícios que o sistema proporciona. Os catadores receberão treinamento e capacitação em verdadeiras aulas de educação ambiental, além de aprenderem várias oportunidades de como empregar o resultado de seu trabalho.

Inicialmente, a coleta ocorrerá na região comercial do distrito sede do município (no Centro), com vistas, porém, à expansão gradativa e planejada também para outras regiões da cidade, como Azevedo, Colina, Conceição, Lagoa Juparanã e também para o litoral, como Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e Urussuquara. Os distritos de Bebedouro, Desengano, São Rafael, entre outros, também estão previstos no projeto.

A abrangência inicial do plano de coleta de material reciclado porta-a-porta será aplicada, em condomínios e pontos de entrega voluntária, pela Vital Engenharia Ambiental, responsável pela coleta de resíduos sólidos domiciliares e também pela limpeza pública de Linhares desde Agosto de 2011.

Central de Triagem x autogestão

O CRIAR contará com uma Central de Triagem moderna e mecanizada, localizada no bairro Aviso, situada a aproximadamente cinco quilômetros do centro comercial, onde o material coletado será recebido e separado. A Central, doada pelo Instituto Coca-Cola Brasil, fará a triagem de resíduos secos vindos de três fontes de coleta: Pontos de Entrega Voluntária, chamados PEVs; Coleta porta-a-porta, a CPP – realizada em regiões específicas, e o material recolhido pelos catadores.

Inicialmente, o projeto será gerido pela Doe Seu Lixo, uma associação sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento da coleta seletiva e reciclagem, e que atua em todo território nacional. A Doe Seu Lixo cuidará da organização das atividades gerenciais do espaço de reciclagem, dos trabalhos executados pelos recicladores, da gestão e venda dos resíduos recicláveis, bem como da distribuição de receitas obtidas e prestação de contas ao conselho gestor.

"Em um período de dois anos, os catadores receberão treinamento e apoio para realizarem a gestão administrativa, financeira, operacional e comercial da Usina de Triagem e Reciclagem do Espírito Santo", comenta o Secretário Geral do Instituto Doe Seu Lixo, Júlio César Chagas Santos". O projeto pretende que, gradativamente, os catadores se desenvolvam a ponto de se organizarem como uma cooperativa e exerçam uma autogestão, tornando o projeto autossustentável.

Potencial CRIAR

Um levantamento feito pela empresa Vital Engenharia Ambiental em Linhares, em agosto de 2011, permitiu estimar o percentual de resíduos sólidos domiciliares recicláveis gerados em um mês pelos moradores: o equivalente a 145 toneladas. Essa soma reflete apenas 5% de todo o resíduo domiciliar coletado em um mês, o que dá um parâmetro do volume gerado em Linhares e, especialmente, do potencial que o Projeto CRIAR tem para avançar com sucesso e fazer de Linhares uma cidade modelo na inclusão responsável dos catadores e, ainda, reduzir, de forma significativa, o impacto ambiental gerado com o "lixo".