Picadeiro de alegria no lançamento do Circo Nova Esperança

O mundo mágico do circo encantou as crianças do bairro Nova Esperança que comparecem na manhã desta quarta-feira (02) para prestigiar o lançamento do Circo Nova Esperança. Elas são estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Adelson Del’Santo" que, a partir de hoje (03), participam de oficinas circenses oferecidas pelo projeto que é uma parceria da Prefeitura de Linhares, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Por meio da arte circense, o projeto vai garantir o resgate da autoestima e cidadania de 845 meninos e meninas entre 7 e 16 anos, que terão a oportunidade de aprender ou apurar a vocação em quatro oficinas: percussão, clownismo (palhaço), cama elástica e dança de rua. Os professores da rede municipal também estão ativamente envolvidos no projeto. Eles participam de oficinas de teatro de bonecos e mágica, além de contação de histórias. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, e serão ministradas por artistas capixabas de cada modalidade oferecida.

O clima de descontração, alegria e solidariedade envolveu os participantes, que não desgrudaram os olhos das exibições do palhaço, malabarismo do Circo Marcos Frota Show, dança de rua e percussão com o vereador Urbano D’Ávila. Na plateia, o Prefeito Guerino Zanon, o vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento, o Secretário Estadual de Cultura, José Paulo Viçosi – o Frei Paulão, a Secretária de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, além de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias assistiam atentos às apresentações.

O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, diz ter certeza de que o Circo Nova Esperança vai estimular o potencial criativo de cada participante, além de proporcionar uma integração construtiva de maneira que todos percebam a importância do companheirismo e da solidariedade. Ele pediu carinho dos estudantes para cuidarem do circo.

"Vamos levar a magia do circo aos jovens, incentivando-os a praticar atividades físicas de uma maneira divertida. Queremos fomentar ainda mais a cultura já que, após o curso, os alunos poderão se apresentar em vários eventos e bairros da cidade, divulgando o projeto. Quero voltar aqui em breve para assistir uma destas apresentações. Peço que vocês cuidem desse projeto com muito carinho e dedicação", disse o prefeito.

O Secretário Estadual de Cultura, José Paulo Viçosi, ficou encantado ao ver de perto a realização de um sonho da comunidade e foi contagiado pelo entusiasmo das crianças e jovens. "Primeiro parabenizar o Prefeito Guerino Zanon pela brilhante administração que é modelo para o Governo do Estado. Depois dizer da minha satisfação em ser parceiro de um projeto que vai garantir o desenvolvimento, a conscientização cultural, e a inclusão social dos alunos aqui do Nova Esperança", destacou.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, explica que o Circo Nova Esperança vai incentivar e valorizar a arte circense, além de ser uma forma de ocupar o tempo livre da criança e do adolescente, evitando que estejam em situação de risco social e pessoal. "As oficinas irão proporcionar aos estudantes o rompimento de barreiras que, a princípio, parecem físicas, mas que refletem o enfrentamento de barreiras da vida", finalizou.

Projeto Circo Nova Esperança
Oficinas de Arte Circense para crianças e jovens da EMEF Adelson Del’Santo
A partir de 03 de maio de 2012
das 7 às 17 horas
Na sede do Meninos da Terra
Av. Sabiá s/n – Nova Esperança – Linhares
Telefone: (27) 3371-7160