Cozinha Brasil qualifica merendeiras de Linhares

Merendeiras e auxiliares de cozinha, ligadas diretamente à alimentação escolar da rede municipal de ensino, participam do curso de qualificação do Programa Cozinha Brasil que termina na tarde de hoje (03). O evento é uma iniciativa do SESI em parceria com a Prefeitura de Linhares.

Durante o curso, são transmitidas orientações sobre cuidados básicos com os alimentos, manuseamento, culinária alternativa, entre outros temas. Um dos objetivos da capacitação do Programa Cozinha Brasil é contribuir para a elevação da qualidade dos alimentos servidos no ambiente escolar.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas. As unidades móveis são equipadas com cozinha experimental e didática em que instrutores e nutricionistas ministram os cursos gratuitos. Em Linhares, a unidade itinerante está no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Araçá.

Para a Diretora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Sandra de Carli Favalessa, que fez questão de participar do evento, "o Cozinha Brasil abre um leque de possibilidades para se preparar refeições saudáveis e saborosas. O melhor de tudo é que durante o curso aprende-se a utilizar os produtos sem desperdício e com baixo custo. Isso é muito importante para nossas escolas e, principalmente, para nossos alunos", destacou.

Para ela, a qualificação do Cozinha Brasil, além de trazer informação sobre o aproveitamento integral dos alimentos, desenvolve ações educativas, pois proporciona o acesso a um alimento mais saudável.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, o Cozinha Brasil proporciona mudanças positivas, tanto na merenda escolar quanto no cotidiano das merendeiras e auxiliares de cozinha que participam do curso.

"É um curso que renova o conhecimento delas. Mais que um programa específico para ensinar receitas, leva às pessoas instruções para preparação de alimentos de forma inteligente, já que esses alimentos têm alto valor nutritivo e um custo muito baixo", frisa Ana Paraíso.

A secretária acredita que quem participa do curso está tendo uma lição de cidadania, pois aprende uma forma mais econômica e racional de aproveitar os alimentos.