Prefeitura leva qualificação profissional aos moradores de Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga

As construtoras procuram muito por pedreiros (assentador e revestidor), eletricistas, instaladores hidráulicos, mestres de obra, pintores e também carpinteiro de formas. Nessas áreas, a empregabilidade é garantida. Basta se dedicar e aplicar o conhecimento recebido que o profissional não fica desempregado. Além disso, a previsão é a de que o setor da construção civil se manterá em crescimento até 2025.

Nesse ritmo, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e ao Emprego do Governo Federal, está oferecendo 287 oportunidades de qualificação profissional aos moradores dos balneários de Regência, Pontal do Ipiranga e Povoação, em diversas áreas de atuação. A maioria das vagas é com foco na construção civil.

Os cursos disponíveis são: Costureiro de Vestuário (17), Operador de Computador (60), Pintor de Obras (60), Pedreiro de Alvenaria (60), Assistente de Produção (40), Montador de Micro (27) e Eletricista de Instalação Predial (20). As aulas serão em dois turnos – manhã e tarde. A oferta de cursos técnicos de nível médio é alinhada ao contraturno das aulas dos estudantes do ensino médio e pessoas que atuam no mercado de trabalho, mas que ainda não possuem um certificado.

As pré-inscrições são feitas nas Associações de Moradores dos balneários, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Conforme o Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador, o objetivo da parceria é o de levar formação profissional gratuita para pessoas de 18 a 59 anos, de menor renda e que estão desempregadas, recebendo auxílio desemprego, e também beneficiários do Programa Bolsa Família. Os telefones de informações são os 3372 2980 | 9905 5656.

"Com isso, o aluno sai com uma formação que o coloca em condições de entrar no mercado de trabalho, com um título que tem a referência no Cadastro Brasileiro de Ocupações. Nos cursos, ele irá adquirir conhecimento e informação técnica. Mas é, no mercado de trabalho, que ele vai ganhar experiência", explica Salvador.

A duração dos cursos varia de 160 a 220 horas, cerca de um mês e meio. O material didático e a alimentação também são fornecidos pela Prefeitura de Linhares. Os professores são profissionais do Senai e Senac. As pessoas matriculadas não terão necessidade de comprar os EPIs normalmente usados no canteiro de obras, pois eles serão fornecidos, gratuitamente, pelo Pronatec, via Senai. As aulas serão ministradas nas próprias localidades.

"A força de cada um vai além de ampliar a educação escolar e profissional e contribuir de forma positiva na vida desses alunos, consequentemente, uma melhor qualidade de vida em nossa cidade, para a indústria e seus trabalhadores", concluiu o Secretário Ivan Salvador.


Serviço:
Cursos Profissionalizantes Prefeitura | Pronatec
Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, nas Associações de Moradores de Regência, Pontal do Ipiranga e Povoação;
Cursos Oferecidos: Costureiro de Vestuário (17), Operador de Computador (60), Pintor de Obras (60), Pedreiro de Alvenaria (60), Assistente de Produção (40), Montador de Micro (27) e Eletricista de Instalação Predial (20).
Telefone de Informações: 27 3372 2980 | 9905 5656