Campanha para atualizar carteira de vacinação começa nas 33 unidades de saúde de Linhares

Começa nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação, disponível nas 33 unidades de saúde de Linhares. O objetivo da campanha é colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) que estiverem com o esquema vacinal incompleto ou desatualizado. Para facilitar o acesso das crianças e dos adolescentes cujos pais não conseguem levá-los à unidade de saúde durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai montar um esquema especial de funcionamento desses serviços no próximo sábado, dia 16 de setembro.

Segundo a Superintendente em Vigilância de Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona, muitos pais esquecem de levar adolescentes aos postos de vacinação e a campanha visa verificar o cartão dessa faixa etária. "Geralmente o público adolescente frequenta menos o serviço de saúde e menos ativo na sala de vacinação. Os pais às vezes acham também que não é necessário voltar após cumprir o calendário infantil. Muitas vezes é necessário fazer o reforço ou mesmo uma nova vacina, como é o caso do HPV, para os meninos e a dose de reforço da vacina meningocócica C, que entraram no calendário este ano", acrescenta Dóris.

Dóris esclarece que vacinas administradas fora do tempo recomendado ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação. Isso porque a proteção individual e coletiva deixa de ser alcançada, abrindo espaço para que doenças eliminadas retornem ou que haja mudanças em seu comportamento epidemiológico, passando a atingir, por exemplo, outras faixas etárias, como é o caso da caxumba, uma doença infecciosa mais incidente em crianças, mas que tem afetado adolescentes e adultos jovens em várias localidades do país.

A Campanha de Multivacinação é uma estratégia que tem como objetivo resgatar essa população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, para melhorar as coberturas vacinais e, dessa forma, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis.

Vacinas que serão ofertadas na campanha:
 
BCG: protege contra formas graves de tuberculose;
Hepatite B: protege contra a hepatite B;
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite);
Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;
Meningocócica C: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;
Varicela: previne a catapora;
Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;
VIP e VOP: protegem contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite.
Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa): protege contra difteria, tétano e coqueluche
Dupla Adulto (dT): protege contra difteria e tétano
Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Tetraviral: imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora;
Hepatite A: protege contra a hepatite A.
HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Febre amarela: protege contra a febre amarela e é recomendada para crianças e adolescentes que residem ou vão viajar para o estado do Espírito Santo.