Prefeitura implanta projeto de inclusão sociocultural na comunidade do Olaria

O mês de abril vai começar com uma rotina bem diferente para as donas de casa Elessandra Lopes Levino e Maria Montserrat Neves, moradoras da comunidade de Olaria, no interior do município. Elas fazem parte dos 54 cidadãos que já estão inscritos para participarem do Projeto de Inclusão Sociocultural da Prefeitura de Linhares, que foi implantado na manhã desta sexta-feira (30), na Casa de Resgate São Francisco de Assis.

Elessandra tem seis filhos. E todos também já estão garantidos nas atividades do projeto. A moradora vai cursar bordado e pintura. Maria Montserrat tem 64 anos e vislumbra, nas oficinas as quais foi matriculada, um futuro de oportunidades. Ela vai aprender pintura em tecido e praticar atividades físicas. Pintando, ela quer aumentar a renda familiar e ter a chance de aprender técnicas de artesanato para passar o tempo. "É muita felicidade. Adorei a novidade", disse.

O Projeto de Inclusão Sociocultural será totalmente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do bairro Conceição. As atividades começam, efetivamente, na próxima segunda-feira, dia 2 de abril, e as inscrições continuam abertas exclusivamente aos moradores da região.

No comando dessa alternativa aos moradores do Olaria está a psicóloga Janair Garcia que explica, em linhas gerais, o objetivo da intervenção. "O objetivo é oferecer à comunidade ações nas áreas de assistência social, trabalho, educação, saúde, esportes e lazer, preparando pessoas cidadãs para enfrentar os desafios de viver, conviver e produzir segundo as tendências do seu tempo", destaca.

A equipe técnica do Projeto é ampla. Tem pedagogo, assistente social, oficineiros, educadores sociais que irão desenvolver atividades de artes, artesanato, educação física, músicas, socialização, além de palestras educativas e de orientação.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador, explica que priorizar ações que possam favorecer as pessoas no presente, mas com vistas no futuro, tem sido um dos grandes desafios da Prefeitura. "Por isso, em nossos projetos, predominam ações criativas e transformadoras, capazes de gerar mudanças na vida das pessoas e de suas comunidades. Buscamos, ainda, prevenir a exclusão e criar condições para a inclusão social", revela.

No Projeto de Inclusão Sociocultural da Secretaria Municipal de Assistência Social, os moradores do Olaria irão participar de atividades que irão fortalecer a capacidade afetiva, física, cognitiva, estética e de inter-relação pessoal, além do sentimento de confiança. Ali, as ações de desenvolvimento social são definidas em conjunto com as famílias atendidas, rompendo com as práticas assistencialistas e programas impostos e inócuos de redução de pobreza.

Janair Garcia explica a intenção do caráter coletivo de todas as atividades. "Assim que chegam para se inscrever no projeto, as assistentes sociais identificam os membros das famílias e realizam um diagnóstico de suas necessidades, vocações, prioridades e problemas. Estamos felizes em poder mudar a realidade dos moradores do Olaria", finalizou.

O lançamento do Projeto teve a participação do grupo Tambores da Fé da Igreja Evangélica Batista de Linhares (IEBL), apresentações de música e teatro. O evento contou com as presenças de vereadores, secretários municipais e representantes de entidades filantrópicas e assistenciais do município.

Serviço:
Projeto de Inclusão Sociocultural – Olaria
Local: Casa de Resgate São Francisco de Assis – Estrada Linhares x Rio Bananal (Km 01)
Inscrições: de segunda a sexta-feira, pela manhã;
Documentos Necessários: comprovante de residência, declaração escolar (estudantes) e documentos pessoais;
Informações: 3371 1466