Onze escolas são contempladas com o Programa Mais Educação

Ampliar o tempo de permanência do aluno na escola e, assim, melhorar a qualidade de ensino. Com esse objetivo, o programa Mais Educação, ligado ao Ministério da Educação e implantado nas escolas da Prefeitura de Linhares desde 2010, estará presente em 11 escolas este ano, a maioria localizada nas regiões do interior.

As atividades do Mais Educação são variadas e definidas, levando-se em conta a realidade dos alunos da comunidade de cada escola, envolvendo temas como educação, artes, música, teatro e esportes.

"O Programa prevê a ampliação dos tempos, espaços e oportunidades educativas para uma melhor qualidade da educação, compreendendo a cidade como território educador", explica Valéria Vieira dos Santos, uma das coordenadoras do Mais Educação da Prefeitura de Linhares.

Ao garantir atividades esportivas e lúdicas no contraturno escolar, os estudantes se habituam a utilizar o espaço público também nos momentos de folga. Além disso, é  uma ferramenta de integração e socialização dentro da comunidade onde vivem, tendo em vista os grandes investimentos que a Prefeitura de Linhares realiza na implantação e ampliação de áreas para a promoção do esporte e lazer.

"Cada vez mais o programa se amplia e tem a adesão e o interesse dos alunos. Nosso desafio é que mais escolas façam parte do Mais Educação, que é um indutor para a educação integral e uma das metas do Plano Nacional de Educação, que deve ser alcançado até 2020", afirmou a Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi.

O andamento e a implantação do programa são avaliados, semanalmente, pelo Comitê Municipal do Programa. Ao fim do ano letivo, o relatório com os resultados da implantação do Mais Educação nas escolas é enviado ao Ministério da Educação.

As escolas municipais contempladas com o Programa Mais Educação, em 2012, são:

Emef "Marília de Rezende Scarton Coutinho" – bairro Interlagos
Emef "Adelson Del?Santo" – bairro Nova Esperança
Emef "Roberto Moreira" – bairro Aviso
Emef "Prefeito Roberto Calmon" – bairro Araçá
Emef "Professora Maria Aparecida Lavagnoli" – bairro Interlagos
Emef "Professora Efigênia Sizenando" – Córrego Farias
Emef "Manoel Martins" – Pontal do Ipiranga
Emef "Professora Urbana Penha Costa" – Povoação
Emef "Angelo Recla" – Rio Quartel
Emef "Orozimbo Leite" – Guaxe
Cmeief "Alcides Marinato" – Bagueira