Centro de Controle de Zoonoses atua na prevenção e controle de doenças

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é um serviço da Secretaria de Saúde de Linhares que realiza ações de prevenção e controle de doenças causadas ou transmitidas por animais. O CCZ também atua na promoção da saúde e educação da população, orientando os moradores sobre o que são as zoonoses e as formas de evitá-las.

Várias equipes trabalham em todo o município. As ações vão desde a visitação às moradias para o combate de vetores ao recolhimento de animais que representam risco à saúde da população.

Esse recolhimento está alinhado ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado junto à Promotoria Pública de Linhares, para evitar o recolhimento indiscriminado de animais.

O CCZ realiza um trabalho contínuo de orientação sobre a guarda responsável de animais como forma de evitar que animais sadios estejam nas ruas. Nesses casos, são recolhidos preferencialmente animais agressivos, fêmeas ou qualquer outro que esteja em situação de risco.

Também são realizadas atividades de educação em saúde para os moradores da cidade, como palestras em escolas e associações de moradores.

Cães e gatos: como cuidar bem

Cuidar de cães e gatos significa mantê-los em perfeitas condições de saúde e bem-estar, além de assumir total responsabilidade sobre os atos desses animais, evitando, assim, riscos ou incômodos às pessoas.

Os cães vivem de 12 a 15 anos, em média, dependendo do porte do animal. Os gatos podem viver até 19 anos. O responsável deve manter os cuidados com os bichos até ao final da vida do animal.

Alimentação

Há, no mercado, uma variedade muito grande de rações apropriadas para cada espécie (de cão ou de gato) e para a faixa etária do animal (filhote, adulto ou idoso).
Filhotes precisam se alimentar várias vezes ao dia em pequenas porções. Um cão, na fase adulta, deve ser alimentdo duas vezes ao dia.

Higiene

Para cães, é recomendado um banho a cada 15 dias, com sabonete ou shampoo apropriado para animais. Em gatos, o intervalo entre banhos pode ser maior. Em ambos os casos, o banho deve ser dado em dias de sol, nas horas mais quentes, secando bem o animal depois de limpo.

Vacinação

Além da vacinação anual contra a raiva, existem vacinas contra doenças específicas de cães e gatos que devem ser aplicadas pelo veterinário, de acordo com esquema sugerido abaixo:

Cães

45 dias – 1ª dose da V8 (protege contra oito doenças) ou V10 (protege contra 10 doenças)
66 dias – reforço da V8 ou V10
96 dias – reforço da V8 ou V10
90 dias – vacina contra a raiva

Gatos

60 dias – 1ª dose da tríplice ou quádrupla felina
90 dias – reforço da tríplice ou quádrupla felina
90 dias – vacina contra a raiva
Atenção: Todas essas vacinas devem ser reforçadas anualmente.

Serviço
Centro de Controle de Zoonoses
Rua Álvaro Garcia Durão, 955 – bairro Três Barras
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas
Telefone de Contato: 27 3371 4098