Dia da Água: Secretaria de Agricultura orienta para melhor uso da irrigação

Na semana em que se comemora do Dia Mundial de Água, que será nesta quinta-feira, 22, a Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento de Linhares (Semab) dá orientações aos produtores do município de como irrigar as lavouras de forma consciente, evitando o desperdício e o risco de uma escassez de água.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria, Ladislau Bonicenha, "para se fazer uma irrigação correta sem causar danos ao meio ambiente e agricultura,  é preciso que o produtor siga as orientações do projeto técnico de irrigação, que promova mecanismos na propriedade para aumentar a infiltração da água no solo, além de procurar adotar equipamentos mais eficientes para molhar a lavoura".

A Secretaria de Agricultura também trabalha com gestão de recursos hídricos, controlando o uso da água, em época de escassez, nas microbacias do Córrego de Terra Alta e Córrego do Farias, que foram eleitas pela comissão interinstitucional como regiões com menor disponibilidade de água.

Além disso, são construídas caixas secas no distrito de São Rafael, e um dos objetivos é justamente melhorar o volume de água infiltrado no solo que vai abastecer as nascentes.

A Secretaria realizou, ainda, um estudo para a construção de uma barragem no Farias, visando a aumentar a oferta de água, a curto prazo, na região já que, em períodos de estiagem prolongados, a diminuição no volume d’água dos mananciais tem deixado os produtores rurais de Linhares preocupados com a disponibilidade de água para irrigar as lavouras.O pedido para a construção da barragem está em processo licitatório.

Todas essas ações realizadas pela Secretaria de Agricultura visam a promover o desenvolvimento sustentável, colaborar para um consumo consciente da água e melhorar a qualidade de vida do produtor.

Confira as orientações da Semab para uma irrigação consciente:

– Seguir as orientações do projeto técnico de irrigação;

– Promover mecanismos, na propriedade, que promovam maior infiltração de água no solo, como caixas secas, barragens secas etc.;

– Melhorar a eficiência da irrigação, promovendo a troca de equipamentos por mais eficientes;

– Evitar horas de vento e insolação mais forte.