Qualificação Profissional do PIQ ainda tem 400 vagas disponíveis

Ainda restam 400 vagas para os cursos gratuitos de qualificação profissional que a Prefeitura de Linhares, por meio do Programa Integrado de Qualificação Profissional (PIQ) oferece em parceria com o SENAI e o SENAC. As inscrições estão abertas desde a última segunda-feira (12) e 440 pessoas já garantiram participação em capacitações que podem ser decisivas para a conquista do emprego.

Há oportunidades, por exemplo, para os cursos de culinária para a aprendizagem de bolos confeitados e pratos típicos de feirinhas livres. Cursos concorridos como o de eletricista instalador predial, solda elétrica MAG e solda elétrica TIG também possuem vagas disponíveis. O atendimento é realizado por meio de senhas.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem comparecer pessoalmente na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, até sexta-feira (16), das 13h e 30min às 17h e 30min, portando documento de identidade, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. Deve, ainda, ser morador de Linhares e ter, no mínimo, 16 anos. O telefone de informações é o 3373 7914.

Mas, se o curso que você deseja não tiver mais vagas disponíveis, é possível entrar para a lista de suplência. Nesse caso, as vagas remanescentes serão preenchidas por esse cadastro reserva.

A coordenadora do PIQ, Jussara Carvalho de Oliveira, explica que, atualmente, o mercado de trabalho valoriza e tem várias oportunidades para profissionais qualificados e, por isso, os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura são importantes para quem quer um emprego ou uma melhor recolocação no mercado.

Para ela, o grande mérito do PIQ é a conciliação das demandas da indústria, do comércio e dos grandes investimentos que chegam a Linhares com os interesses das comunidades do município. "É um trabalho conjunto que envolve as lideranças comunitárias, por exemplo, na captação das inscrições", disse.

Na avaliação de Jussara, a oferta dos cursos de qualificação profissional do PIQ consolida o compromisso firmado pelo Prefeito Guerino Zanon em garantir a qualificação profissional de 5 mil linharenses. "Precisamos de capacitação para inserir, no mercado de trabalho, o maior número possível de moradores", concluiu.

No próximo mês de abril, serão divulgados os cursos que serão ofertados pelo PIQ por meio do SENAC. As inscrições serão realizadas entre os dias 2 e 4 de abril, também na sede da UAB, obedecendo ao mesmo critério das inscrições anteriores.