14 de março é Dia da Poesia

Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. Um simples canto de um pássaro, pessoas andando apressadamente nas ruas, alguém a espera de uma condução. Tudo pode virar poesia. Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar os sentimentos, emoções e pensamentos mais profundos.

"Não há regras. Cada pessoa tem um estilo e busca nas palavras expressar seus sentimentos por meio da poesia. A rima não se faz mais necessária, ela limita o autor. Quando o homem vence as regras da poesia ele se emancipa", disse o secretário municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, que também é Poeta. Entre seus 21 livros publicados 17 são dedicados a essa arte, todos com publicações bilíngues.

Linhares é um celeiro de poetas e escritores. Além de Antonio Bezerra, que representa Linhares na Associação Brasileira de Historiadores com primazia poética, podemos destacar, entre os mais conhecidos dessa modalidade literária, em nosso município, Fernando Cavalcante, Maria Lúcia Zunti, Elber Suzano, Vanderlei Durão, entre outros.

Para promover a poesia na cidade, a secretaria de Cultura promove, constantemente, Cafés Literários, onde alunos se reúnem para declamar poesias, assistir filmes e participar de apresentações culturais e, também, sarais abertos ao público, no Centro Cultural Nice Avanza, com a participação de artistas locais.

Além disso, quem aprecia essa arte ou deseja conhecê-la, a biblioteca municipal, que fica na Praça 22 de Agosto, contém em seu acervo, centenas de exemplares de poetas linharenses, capixabas e aqueles que entraram para a história da literatura brasileira e internacional.

Dia Nacional da Poesia homenageia Castro Alves

A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o "poeta dos escravos", pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.