Nova Esperança recebe Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Com o objetivo de informar e conscientizar os moradores do Nova Esperança sobre os seus direitos como consumidores, o Procon de Linhares estará realizando uma ação na comunidade, durante toda a manhã de quinta-feira, 15. A iniciativa visa a comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado nesta data.

Durante a ação, os moradores do bairro poderão registrar suas reclamações, tirar dúvidas e receber orientações sobre os seus direitos, nos estandes do Procon, que serão montados no local do evento. Os servidores do órgão também entregarão cartilhas, panfletos com informações sobre os Direitos do Consumidor.

Na oportunidade, os alunos do curso Direito da Faculdade Pitágoras estarão auxiliando a população com Assistência Jurídica e orientações. Todos os serviços serão prestados no estacionamento da escola Adelson Del?Santo.

"O intuito da ação é levar informações até os bairros, principalmente, às pessoas que têm pouco acesso ao Procon, devido à distância do bairro ao centro da cidade. É importante que todo cidadão conheça seus direitos. Um consumidor consciente não é apenas aquele que sabe lutar por seus direitos, mas também quem usa a sua vida como exemplo de educação, respeito e atitudes saudáveis", afirmou o Coordenador do Procon, Geraldo Roza.

Sobre o Dia do Consumidor

O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Essa data foi comemorada, pela primeira vez, em 1983, em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, que salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido.

Em 1991, o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor. A lei de ordem pública, estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.