Investimentos: Linhares vai receber montadora de automóveis

Linhares amplia sua vocação para receber investimentos de grande porte. A instalação do polo metalmecânico, em Rio Quartel, no interior do município, impulsiona o crescimento industrial da região, garantindo a geração de emprego e renda,  valorizando a mão-de-obra local.

Neste ritmo de crescimento, a boa nova foi o anúncio da instalação da Brasil Montadora de Veículos Ltda. em Linhares. O protocolo de intenções foi assinado nessa segunda-feira (05/03), entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), a Prefeitura de Linhares e a Brasil Montadora de Veículos Ltda., que visa à implantação da montadora de automóveis no município. É a concretização de mais um polo: o automotivo.

O investimento será de US$ 300 milhões, com geração de, aproximadamente, 4.600 empregos, sendo 1.100 diretos e 3.500 indiretos. A entrada parcial de operação está prevista para meados de 2013, devendo chegar à sua plena capacidade em dezembro de 2015.

A produção da Brasil Montadora gira em torno de até 10 mil veículos no primeiro ano, podendo chegar a 50 mil veículos/ano na última fase. A empresa utiliza tecnologia sul-coreana e chinesa na montagem de veículos automotores e na produção de motores.

Para o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a assinatura do protocolo mostra que os governos estadual e municipal estão se esforçando para a atração e viabilização de novos projetos.

"Estamos aproveitando, num esforço conjunto, as oportunidades que o País e Estado estão nos oferecendo. Linhares conta com escolas de qualificação – Sesi, Senai, Ifes – faculdades públicas e particulares, além de muitos outros diferenciais que tornam o município atrativo para esse empreendimento", detalhou.

O projeto de fábrica da Brasil Montadora prevê linhas de montagem das três marcas: Ssangyong, com os modelos Korando e Korando Sports (este ainda a ser lançado no Brasil); Changan, com a linha de utilitários MiniStar; e Haima, com os modelos H2 e H3. "Os US$ 300 milhões se destinam à produção inicial de 10 mil unidades/ano, a partir de 2014, com geração de 1.100 empregos diretos e mais 3.500 indiretos, até alcançar 50 mil unidades anuais em cinco anos", anunciou o presidente da empresa, Abdul Ibraimo.

De acordo com o Governador Renato Casagrande, o investimento faz parte da prioridade do Governo do Estado de diversificar a economia estadual. "Faremos o que estiver ao nosso alcance para consolidar as atividades desse segmento no Estado, gerando muitas oportunidades para os capixabas", comemorou.

Na avaliação de Ibraimo, o Brasil continua sendo um mercado muito promissor a qualquer marca internacional. "Nossos investimentos reúnem recursos próprios, de nosso grupo empresarial em Portugal e também de investidores internacionais", destacou.

De acordo com o Secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, essa é mais uma mostra da diversificação dos setores econômicos do Estado e de sua capacidade de receber novos investimentos. "O Estado passa a ter um polo automobilístico, visando à geração de mais empregos e renda para os capixabas", explicou. 

Operação

O início dos investimentos aguarda a aprovação do novo regime automotivo, inserido no programa Brasil Maior, a ser anunciado pelos Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência, Tecnologia e Inovação, quanto à política de flexibilização dos índices de nacionalização ou de localização regional de peças e componentes.