Prefeitura vai intensificar abordagem a pessoas em situação de rua no Pontal e na sede do município

Os trabalhos de abordagem a pessoas em situação de rua serão intensificados em Linhares. A Prefeitura, por meio dos serviços e profissionais da secretaria municipal de Assistência Social, vai começar a monitorar praças, parques e ruas para identificar crianças, jovens, adultos e idosos que utilizam espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência. Os trabalhos começam nesta sexta-feira (13) no balneário Pontal do Ipiranga e na próxima semana serão estendidos a sede do município. 

A abordagem permite que essas pessoas ou famílias tenham acesso a diferentes serviços da rede municipal como a Casa de Acolhida e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que contemplam um amplo trabalho de reinserção social de pessoas em situação de rua. "Através do programa é possível acompanhar de perto o cidadão, de maneira direta e integrada com todos os serviços municipais, o que otimiza o trabalho e nos permite obter resultados cada vez mais satisfatórios", destacou o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

Abordagem social
O Serviço em Abordagem Social possui equipes compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais buscando identificar as demandas dos moradores de rua para colocá-los em contato com serviços que possibilitem sua reinserção familiar e comunitária. São diversos os grupos de pessoas que vivenciam o cotidiano das ruas em Linhares: desempregados, egressos dos sistemas penitenciários e psiquiátricos, migrantes e os conhecidos "trecheiros" (pessoas que transitam de uma cidade a outra a pé, pedindo carona ou se deslocando com passagem de viagem concedida por entidades assistenciais).
Para Amantino o trabalho da abordagem social será de convencimento e contínuo. "Estaremos em toda a cidade. As equipes estarão nas ruas todos os dias e o munícipe pode acionar o Serviço em Abordagem Social ligando para o número 3371-1732", orienta o secretário.
 
Como acionar

A população pode acionar as equipes de Abordagem de Rua, que funciona de segunda a sexta nos turnos da manhã e da tarde. Para isso, basta ligar para um o número 3371-1732.