Prefeitura homenageia as mulheres linharenses em dia especial de cuidados com a saúde e a beleza

Cuidar da casa, ser mãe, esposa, trabalhar fora são algumas das muitas atribuições da mulher. E, na correria do dia-a-dia, às vezes não sobra tempo sequer para cuidar da própria saúde e beleza.

Em Linhares, eventos voltados para a saúde feminina serão realizados em homenagem ao Dia Internacional da Mulher,  celebrado no dia 08 de março. Além dos cuidados com a saúde, as ações visam a elevar a autoestima e a valorização da mulher.

Mulher em Foco

A ação será no dia 07 de março, das 8 às 12 horas, no Centro de Saúde do bairro Araçá. Profissionais dos programas municipais de saúde fornecerão orientações sobre diversas doenças como: câncer de mama e de colo de útero, câncer de boca e de pele.

A importância dos métodos contraceptivos também será tema de orientação. Ainda, as mulheres poderão fazer o autoexame da mama, aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e medição de massa corpórea.

Além das orientações sobre saúde, as mulheres poderão cuidar da beleza. Serão oferecidos cortes de cabelo, penteados, escova e limpeza de pele e sorteio de brinde. Haverá, também, apresentações culturais com o coral do Centro de Atenção Psicossocial de Linhares (CAPS) e com o Grupo Tambores da Fé.

O evento é realizado pela Prefeitura de Linhares e Secretaria Municipal de Saúde por meio da Unidade Sanitária de Linhares e conta com o apoio da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Centro e do Araçá, Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Dia Internacional da Mulher

Já no dia 8 de março, das 8h30 ás 13 horas, stands estarão instalados na Praça da Igreja Matriz, no centro. Profissionais dos programas oferecidos pelo Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS) irão prestar diversos serviços e informações para a população.

Os participantes receberão materiais educativos e orientações sobre: saúde da mulher e do Idoso, Tuberculose , Hanseníase e Tabagismo.  Também serão oferecidos testes de glicemia e  aferição da pressão arterial. Haverá ainda um momento de sensibilização a respeito de DST/AIDS com a distribuição de preservativos.  As mulheres também receberão rosas e participarão de sorteio de brindes. 

Este evento é realizado pela TV Gazeta Norte e conta com a parceria da Prefeitura de Linhares, Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS) e empresas privadas.