Secretaria de Meio Ambiente age com rigor contra pesca predatória

Com o objetivo de combater a pesca predatória e garantir que embarcações e pescadores trabalhem conforme as exigências legais, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) realiza, periodicamente, fiscalizações em alto mar, nas lagoas e rios do município.


No final de 2011, na operação ARGUS, que visa à defesa contra a pesca predatória, efetuou mais de 40 autos de infração. Além disso, cerca de 1.780 metros de rede de pesca, 7.275 kg de camarão e 41 kg de peixes foram apreendidos.


Na operação, houve também a apreensão de mais de 60 aves silvestres, 267 quilos de lagostas, 90 unidades de caranguejos e 132 quilos de barbatana de tubarão. Ao todo, 88 estabelecimentos foram fiscalizados.


Além dessa operação, a Semam atua ativamente em outras ações de combate à pesca predatória, como na fiscalização durante a Piracema, que encerrou nessa terça-feira, 28. A piracema é o período de reprodução dos peixes e a pesca de determinadas espécies fica proibida.


As ações da SEMAM visam a garantir a conservação da nossa fauna e maior legalidade da pesca do município. As operações são realizadas, geralmente, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf)  e Polícias Civil e Militar Ambiental.