Alunos de escola do Aviso contam com aulas preparatórias gratuitas para processo seletivo do Ifes

Todas as terças-feiras, os alunos do 9º ano da Emef Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso, contam com aulas preparatórias gratuitas para o processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Linhares. O encontro acontece a partir das 17h30 e em média 20 alunos recebem reforço nas disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.

Nelir Colombo, professora de Língua Portuguesa, conta que além de organizar os grupos de estudos, são aplicados simulados periódicos e os alunos recebem acompanhamento em todo processo de inscrição, desde a orientação acerca da documentação necessária até a efetivação da inscrição.

“Em 2019, professores voluntários organizaram momentos de estudo com o intuito de preparar os alunos para o processo seletivo do Ifes. Alguns disponibilizaram aulas no turno de trabalho e outros, no horário noturno. O resultado foi surpreendente: a escola teve uma aprovação muito expressiva no município”, explicou, informando que em 2020 não tiveram as aulas devido à pandemia da Covid-19.

Nelir pontuou, ainda, que a ideia de desenvolver essas aulas surgiu da percepção de que, em 2017, os alunos da escola não se inscreviam no processo seletivo para ingressar no Ifes e, por isso, decidiram investigar.

“Concluímos que muitos não tinham conhecimento de que o Instituto oferecia Ensino Médio (técnico) gratuito. Eles imaginavam que fosse uma escola da rede privada. O primeiro passo, então, foi informar e, para isso, foi organizada a divulgação em parceria com profissionais do próprio Instituto. Outro desafio foi a inscrição, pois nem todos os discentes tinham recursos tecnológicos para se inscrever. Os profissionais da escola, voluntariamente, organizaram uma agenda de inscrição para facilitar o processo”, explicou.

A diretora Maria Neliceia Bernardo destacou que o interesse dos discentes em participar das aulas não está condicionado à compensação por nota nas disciplinas do Ensino Fundamental. “Há, sim, a necessidade visível de um grupo de adolescentes que veem nos cursos oferecidos pelo Instituto Federal uma oportunidade para mudar de vida e escrever uma nova história. Por isso, temos preparado os alunos para oferecer a eles uma concorrência de igual para igual”, destacou a diretora.