Natureza: crianças atendidas nos CRAS visitam a Reserva da Vale

Mais de 500 crianças atendidas nos Centros de Referência e Assistência Social da Prefeitura de Linhares estão conhecendo a Reserva Natural da Vale do Rio Doce, localizada na Rodovia BR 101, em Linhares. São dois grupos diários – às 8h e 30min e às 13 horas. As visitas começaram na quarta-feira (18/01) e se estendem até a próxima quinta-feira, dia 26.

A atividade está alinhada ao Projeto Verão realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. As crianças passam o dia na Reserva, fazem a tradicional trilha ecológica do local, além de assistirem à palestra sobre o meio ambiente e descobrirem as curiosidades e a história da Reserva que recebeu da UNESCO, em 1999, o título de Patrimônio Natural da Humanidade e, em agosto de 2008, o de Campus Avançado da Rede da Biosfera da Mata Atlântica.

"Nossa proposta é uma aula diferente, fora das salas de aulas e das atividades desenvolvidas nos CRAS. É proporcionar, realmente, dias de férias quando as crianças poderão ter o contato direto com a natureza por meio de uma visita à Reserva da Vale", destaca Maria de Fátima Merlo dos Santos, coordenadora geral dos CRAS e responsável pelo Projeto Verão.

Durante a visita, as crianças e jovens têm a oportunidade de conviver de perto com uma flora exuberante, onde também são desenvolvidas inúmeras atividades pedagógicas voltadas ao meio ambiente, sempre supervisionado pelos educadores sociais da Prefeitura, que dão grande apoio às atividades.

Feliz da vida está Alex de Souza Monteiro, de 8 anos, morador do bairro Aviso, que visitou a Reserva pela primeira vez. Seu olhar de encantamento era nítido. Explorou todos os ambientes por quais passou. Seu contato com a natureza vai render histórias para o resto da vida. "Tudo aqui é muito bonito. Não imaginava que uma reserva tivesse tanta coisa para fazer. Quero voltar mais vezes", disse Alex, que estava acompanhado da coordenadora do CRAS do bairro Aviso, Elizama da Hora Carvalho.

Conforme o Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador Filho, esse tipo de atividade ligado ao meio ambiente tem uma grande importância para o processo ensino-aprendizagem, uma vez que desenvolve nos alunos um alto índice de conscientização sobre seu papel no contexto social.

"A Prefeitura cumpre seu papel de formar cidadãos completos, preocupados com as questões ambientais e propagadores dessas boas ações. São meninos e meninas que se tornaram referência em seu meio social por esarem adquirindo conhecimentos ampliados em todos os aspectos", destaca Ivan.