Famílias participam de palestra e ações para prevenção de doenças pós-chuvas

Após as fortes chuvas que incidiram sobre Linhares e região nos últimos dias, a Prefeitura de Linhares, por meio das Secretarias Municipais de Assistência e de Saúde, realizaram, na manhã dessa terça-feira (17/01), uma palestra para orientar e informar às 53 pessoas que estão alojadas no abrigo municipal, no bairro Araçá, sobre formas de prevenção das doenças pós-enchentes, especialmente a leptospirose.

A enfermeira Sabrina Marçal, que é a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Idoso, conversou com os moradores e reforçou sobre os sintomas e tratamento da leptospirose, assim como o fluxograma de atendimento e direcionamento dos pacientes pela rede de postos de saúde da Prefeitura.

Os profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde visitam, diariamente, o abrigo e acompanham, em tempo integral, a situação das famílias alojadas no local, assegurando a assistência em saúde e alertando as pessoas sobre os riscos de contato com a água contaminada.

"Todas essas famílias estão com o cartão de vacinação em dia e as doses contra doenças típicas de enchentes, como tétano e hepatite B, estão alinhadas às visitas das equipes do Programa de Saúde da Família da Prefeitura. É importante destacar que, para outras doenças, como leptospirose, não há vacina. O mais eficaz é a prevenção, que é o que estamos fazendo", destaca Sabrina Marçal.

Enfermeiros e assistentes sociais da Prefeitura visitam as regiões afetadas pelas chuvas como Povoação, Regência, Areal e Brejo Grande, e realizam a distribuição de remédios e material informativo às famílias, para que possam se prevenir e não haja registros de casos graves.

"Temos um trabalho epidemiológico efetivo e uma vigilância ativa para detectar casos suspeitos e realizar o tratamento precoce", destaca a secretária municipal de saúde, Sônia Dalmolin de Souza.

A Secretária sublinha, ainda, que os atendimentos iniciais aos desabrigados abrangem avaliação clínica, aferição de pressão e testes de glicemia, consulta de enfermagem, além de consultas clínicas, pediátricas e vacinação, quando há necessidade. "Nesses casos, as pessoas são encaminhadas às unidades de saúde do município", finaliza.