Grupo de Folia de Reis do Mestre Zezinho vai passar pelo Praça 22 de Agosto

O grupo de Folia de Reis do Mestre Zezinho vai passar, nesta terça-feira (20/12), às 19h, pela Praça 22 de Agosto, no Centro de Linhares. O grupo vai sair da Igrejinha Velha e logo depois vai seguir para a Rua da Conceição, onde será recepcionado por moradores de algumas casas.


Os festejos da Folia de Reis fazem parte das comemorações de Natal e têm como referência a passagem bíblica em que o menino Jesus, após o seu nascimento, foi visitado por três "Reis Magos". Pela tradição católica, o nascimento de Jesus ocorreu no dia 25 de dezembro e a visita dos Reis Magos no dia 6 de Janeiro.


Seguindo as tradições, desde o começo do mês de dezembro, vários grupos de Folia de Reis de Linhares estão percorrendo vários bairros da cidade, tocando instrumentos como: viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho e cantando versos e canções com temas religiosos.


Os grupos de Folia de Reis de Linhares vão continuar percorrendo os bairros de Linhares até o dia 6 de janeiro.


Folia de Reis


A Folia de Reis tem origem portuguesa e foi trazida para o Brasil durante a época de colonização. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em devoção aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo. Essas visitas sempre aconteciam do dia 24 de dezembro ao dia 6 de janeiro.


Até os dias atuais, as tradições de Folia de Reis se mantêm vivas em muitas regiões do Brasil, principalmente nas cidades pequenas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás.


Todos  os grupos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais. A maior parte dos grupos de Folia de Reis é angajada em alguma causa social.