Secretaria de Meio Ambiente apreende quase duas toneladas de pescado em fiscalização preventiva

Para combater a pesca predatória e garantir que embarcações e pescadores trabalhem conforme as exigências legais, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Linhares realiza periodicamente fiscalizações em alto mar.


Na última ação realizada nessa terça-feira (27), do Porto Cel em Aracruz até a foz do Rio Doce, a secretaria apreendeu 1.700 kg de pescado e cerca de 600 metros de rede e autuou uma embarcação. Na quarta-feira (28) foram apreendidas e autuadas mais três embarcações, além de seis redes de arrasto, peixes e camarão.


Durante a operação, foram observados: documentação da embarcação, habilitação do condutor do barco, permissão para pesca, materiais utilizados para execução do trabalho, dentre outros itens previstos na legislação.


Segundo Fabrício Borgui, um dos técnicos em meio ambiente que participou da ação, esse tipo de iniciativa combate a pesca predatória no município. "Com esse trabalho estamos inibindo a ação predatória na foz do Rio Doce e protegendo o meio ambiente", afirmou.


A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (IBAMA), Polícia Militar Ambiental e delegacia da Polícia Civil de Vitória que investiga crimes ambientais.


Os peixes e mariscos apreendidos durante a operação foram doados a entidades filantrópicas de Linhares como Meninos da Terra, Grupo Resgate, CLAM e CRENA de Aracruz.