Linhares é o primeiro município do Estado a ter 100% do esgoto coletado lançado no Rio Doce tratado.

Uma obra que faz Linhares caminhar rumo ao desenvolvimento sustentável, com o pensamento voltado para o bem estar da população e a preservação do meio ambiente. Esta é a Estação de Tratamento de Esgoto Linhares Sede que será inaugurada no dia 12 de agosto, às 15 horas, no bairro Aviso. A ETE tratará 100% do esgoto coletado da sede do município. Uma estação modelo para todo o Brasil.

A ETE Sede terá capacidade de tratar o esgoto de 140 mil habitantes. Hoje, o município possui cerca de 92 mil pessoas residentes da sede. Em outras palavras, 100% do esgoto urbano de 13 bairros será tratado, e a estação ainda tem capacidade de acompanhar o crescimento da cidade por um bom tempo.

As obras do projeto ?Linhares com 100% de infraestrutura? são fundamentais para que o saneamento básico se torne realidade. O município será contemplado com quase 65 mil metros de rede de esgoto, além de estações elevatórias de esgoto bruto em diversos bairros e distritos.

Linhares é o primeiro município do Estado a ter 100% do esgoto coletado lançado no Rio Doce tratado. Com a inauguração da ETE Sede, Linhares torna-se uma das cidades pioneiras banhada pelo Rio Doce a tratar 100% do esgoto sanitário.

O município é o último banhado pelas águas do Rio Doce. Recebe dejetos de diversas cidades mineiras e capixabas, e está dando exemplo para diversos municípios rio acima.


Rio Doce
O principal formador do rio Doce é o rio Piranga, cuja nascente localiza-se na Serra da Mantiqueira, no município de Ressaquinha, Minas Gerais. No município de Rio Doce, ao receber as águas do rio do Carmo, o rio Piranga passa a se chamar rio Doce. Com um total de 853 km de percurso, o rio Doce tem sua foz no Oceano Atlântico, na Vila de Regência, pertencente ao município de Linhares, no Espírito Santo.

Dos 228 municípios total ou parcialmente incluídos na bacia, 26 localizam-se no Espírito Santo e 202 em Minas Gerais. As principais cidades da bacia em Minas Gerais são Ipatinga e Governador Valadares e, no Espírito Santo, Colatina e Linhares. A população total residente na bacia é da ordem de 3,2 milhões de habitantes.