Texturas, perfumes e muita cor: acontece neste fim de semana em Linhares Exposição de Orquídeas

Texturas, perfumes e muita cor: acontece neste fim de semana em Linhares a 19ª Exposição de Orquídeas do município. O evento será realizado com o apoio da Prefeitura de Linhares a partir das 8 horas, nos dias 13 e 14 de agosto no clube da AABB, do bairro Colina.

Além da exposição de orquídeas e de diversas espécies de plantas, os visitantes poderão adquirir sua própria flor em uma das barraquinhas de comercialização que estarão montadas no local. Aproximadamente 25 expositores farão parte do evento deste fim de semana.

"Queremos despertar o cuidado com a natureza e a consciência ambiental de cada cidadão. Sabemos que com a exposição o carinho por essas flores é despertado nas pessoas. Lutamos pela preservação destas plantas, que muitas vezes já se encontram extintas em seu meio natural", afirma o representante do núcleo Juparanã de orquidófilos filiado ao núcleo Estadual, Paulo Cesar Ferreira. A entrada no evento é franca.

Algumas curiosidades sobre a planta:

As orquídeas podem ser encontradas em quase todos os continentes do planeta. Só não existem na Antártida. Muitas pessoas pensam que são plantas parasitas, porque elas vivem nos troncos se outras plantas e árvores nas áreas tropicais. Mas isso não é verdade. Elas se alimentam do material em decomposição que cai sobre os troncos e sobre elas; e são amparados pelas raízes da planta.

Apesar de haver uma enorme variedade de orquídeas, selvagens e criadas pelo homem; quase nenhuma tem qualquer utilidade que não seja a ornamental. Um dos poucos usos é a produção de baunilha pelas favas das orquídeas do gênero Vanilla. Mas, ainda sim, é mais barato produzir o sabor artificialmente.