Palestra dá continuidade as comemorações da nova Praça 22 de Agosto

As comemorações da nova Praça 22 de Agosto continuam. Nessa segunda-feira (16/05), foi realizada a primeira Conferência sobre "A trajetória multifuncional da Praça 22 de Agosto", que faz parte da programação cultural de revitalização da praça, promovida pela Prefeitura por meio da Serlihges (Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e geográfico do Espírito Santo).


O evento teve como tema "A história e o imaginário da Praça 22 de Agosto", em um ciclo de palestras, ministradas por pessoas que acompanharam as diversas transformações que a praça passou ao longo desses anos.


A professora Maria Lúcia Grossi Zunti apresentou o início de Linhares e a significativa participação da Praça 22 de Agosto na fundação do município. Mostrando desde domínio da cidade por botocudos, Linhares como vila até as alavancas do desenvolvimento: plantio de cacau, ponte Presidente Vargas, asfalto da BR 101 e o petróleo.

Dando sequencia as palestras, a professora Arlene Campos, falou sobre a sensibilidade dos governantes e o lúdico dos linharenses em relação à Praça 22 de Agosto. Nesse contexto elogiou a importante a atuação do prefeito Guerino Zanon em reconstruir a praça e sua sensibilidade à cultura, colocando a nova Praça 22 de Agosto na memória.

Comentou também os traços das primeiras ruas, as ações para manter viva a praça e a história que ela traz. Além da remodelação da 22 de Agosto, com lugares que homenageiam linharenses que ajudaram cuidar e construir o município.

Também relembrando do passado de Linhares, a professora Therezinha Durão Costa, moradora há mais de 70 das proximidades da Praça 22 de Agosto, descreveu cada cantinho da praça, as ruas, entre elas a histórica Rua da Conceição, e os primeiros comércios e escola de Linhares.

Therezinha citou com satisfação seu orgulho em receber a nova Praça 22 de Agosto, com sua memória e história viva. "As praças são o pulmão da cidade. É na praça que a cidade respira", afirmou.

Para finalizar o evento a ambientalista, Marilene Morais Milanez, falou da importância da participação dos linharenses na preservação da Praça 22 de Agosto. "A pessoas têm que aprender a cuidar da praça", frisou.

Como meio de orientar a população a manter a praça e a cidade limpas e organizadas, a ambientalista deixou na Casa da Câmara (atual Serlihges) um guia contendo dicas de como cuidar do ambiente. O guia também será distribuído nas proximidades da Praça 22 de Agosto. 

O presidente da Serlihges, Sebastião de Souza Silva, fez o encerramento da Conferência apresentado o Projeto Agentes Mirins da História à todos que participaram do evento. Comentando os trabalhos deles em resgatar a história de Linhares e contá-la para quem passar pela praça.

Na oportunidade também foi entregue o titulo de Amigo Serlihges às pessoas que participaram na estruturação do projeto. Entre elas, o prefeito Guerino Zanon, representado pelo secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, agraciado por sua sensibilidade à cultura. O vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento, o arquiteto responsável pela Praça 22 de Agosto, Nilson Freire e empresários de Linhares.

Há 19 anos a Serlihges atua na preservação da memória do município. Além dessa conferência, outros eventos serão realizados até o dia 23 de maio, na nova Praça 22 de Agosto.

Na terça-feira (17), às 19 horas, foi a vez  da Conferência "Como recebi arquitetonicamente a Praça 22 de Agosto", ministrada pelo arquiteto Nilson Freire.O evento ocorreu no Centro Cultural "Nice Avanza".