Dia 19 de maio celebra-se o Dia Nacional da Luta contra Hepatites Virais

O Dia Nacional da Luta contra Hepatites Virais é celebrado no dia 19 de maio, mas para se prevenir não tem data. A Prefeitura de Linhares e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS/ Hepatites B e C, oferece atendimento e tratamento gratuito contra as doenças. O programa funciona no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS).

O Programa Municipal de DST/AIDS/ Hepatites B e C tem por objetivo prevenir e diagnosticar os casos existentes para o tratamento, reduzindo assim a incidência e mortalidade por esses agravos na população usuária do serviço municipal de saúde. São oferecidos exames de HIV, Hepatite B e C e Sífilis gratuitamente para a população. Caso o vírus seja detectado, a pessoa é rapidamente encaminhada para o atendimento médico do próprio programa. Os medicamentos e exames também são gratuitos.

De acordo com o coordenador do Programa, Gabriel Taquete Teixeira, boa parte dos portadores dos vírus não sabem que estão doentes porque não apresentam os sintomas, o que contribui para a transmissão do vírus. Com isso o coordenador alerta. "Quanto mais pessoas fizerem os testes, mais controle se terá sobre a doença, o que contribuirá para a prevenção", disse.

Gabriel também dá algumas dicas de como evitar a doença. "O mais importante é o uso da camisinha. Também é fundamental que a pessoa não compartilhe agulhas nem seringas e ainda exija material esterilizado ou descartável quando for em salões de beleza, se for fazer tatuagem ou se até mesmo colocar piercieng, por exemplo. Outro meio de prevenção é a vacina. Em Linhares a vacina para a Hepatite B está disponível na rede pública para as pessoas até 19 anos de idade", explicou.

Serviço:

Local: O Programa Municipal de DST/AIDS/ Hepatites B e C funciona no NAPS que fica localizado na avenida João Felipe Calmon, no Centro.
Horario de atendimento: das 6 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Contatos: (27) 3372 – 1696/ 3372 – 7410.