Coronavírus: 1,5 mil testes rápidos já foram realizados em Linhares com mais de 500 casos positivos

Para ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com o novo coronavírus em Linhares, a Prefeitura adquiriu 3 mil testes rápidos antígenos  para o diagnóstico da Covid-19, com resultado em até 15 minutos, que começaram a ser realizados no dia 1º de junho. Deste total, 1.500 testes foram realizados com 500 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, ou seja, um percentual de 33% de casos positivos.

Os números incluem testagens feitas na Unidade Sentinela do Coronavírus, no bairro Shell (UPA 24 horas), no Hospital Geral Linhares (HGL) e Unidades Básicas de Saúde. Vale lembrar, no entanto, que a solicitação do exame é feita a partir de avaliação do médico e/ou da equipe de enfermagem da unidade – não são realizadas coletas para exames emitidos por médicos particulares. A coleta das secreções das mucosas do nariz é realizada na própria unidade, após a consulta.

Além dos pacientes sintomáticos, o RT-PCR também é realizado na rede municipal em pacientes internados, profissionais de saúde com sintomáticos e pacientes com suspeitas da COVID-19. Linhares foi o primeiro município capixaba a realizar os testes semelhantes aos feitos no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES).

“Essa ação visa ampliar a quantidade de testes, que é fundamental nesse momento. O paciente recebe o resultado em até 15 minutos. Em caso positivo, a pessoa será orientada a iniciar o isolamento domiciliar de imediato e será monitorada pelas equipes de saúde da Vigilância Epidemiológica”, explicou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Como o teste é feito?

Trata-se de um teste no qual é pesquisado a presença de fragmentos genéticos do vírus em secreções respiratórias, através de biologia molecular.

Como é feita a coleta da amostra?

As amostras são coletadas através da introdução de um cotonete especial ou “swab” (nas narinas, atingindo a Nasofaringe, parte posterior da cavidade nasal). A coleta é indolor, mas pode causar algum desconforto ao atingir o local.