Baixo quartel recebe ação agroambiental

A zona rural de Linhares está sendo beneficiada pela Prefeitura Municipal de Linhares, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Agricultura e Saúde. Trata-se das ações agroambientais que estão sendo realizadas no município, que visam orientar os produtores rurais a melhorarem as práticas agrícolas. Nesta sexta-feira, dia 08, foi a vez da comunidade de Baixo Quartel participar do evento, que aconteceu nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental – "E.E.F.M Baixo Quartel".


Na ocasião foram ministradas palestras sobre Legislação Ambiental, Boas Práticas Agroecológicas, Uso e Manuseio Correto do Agrotóxico e Intoxicação Humana. A população e a comunidade aprovaram a idéia. O produtor rural Jacimar Geovani, ressaltou a relevância da ação. "Acho importante este trabalho da prefeitura tendo em vista que as leis ambientais estão sempre sofrendo algumas mudanças, a gente acaba ficando mais bem informado", afirma.

Já para o agricultor Anailson Nunes Barcellos, as palestras podem servir no trabalho diário no campo. "A ação nos permite aprender mais. Para mim é muito bom porque ensina a gente a usar o agrotóxico da maneira correta, e a aplicar o que aprendemos aqui em nosso dia a dia", reforça.

O evento tem por objetivo conscientizar os agricultores da comunidade e do entorno, a adotarem um novo olhar sobre os problemas relacionados ao manuseio e ao descarte incorreto de embalagens de agrotóxico e assim, adquirirem novos conceitos sobre o meio ambiente, utilizando a percepção e as conexões existentes numa abordagem sistêmica.


A ação idealizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, ainda, INCAPER, IDAF, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE LINHARES, e das Empresas da região: Trop Brasil, SABB Coca Cola, Defagro, Defesa Agrícola, Linhagro, Taquetti Variedades, Casa do Adubo, Pianna Rural, Nutrimaq e Vetagro.