Autoridades fazem visita técnica à área do Complexo Gás-Químico, em Linhares

Na tarde desta sexta-feira (08), o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, recebeu o Governador do Estado, Renato Casagrande, e a Diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, para uma visita técnica à área onde deve ser erguido o Complexo Gás-Químico, na região de Palhal, em Linhares.

Acompanhada de outros técnicos da Petrobras, a diretora explicou os procedimentos para instalação do Complexo e falou sobre a escolha da área. "Em Linhares encontramos todas as condições para realizar um excelente trabalho, como a disponibilidade de água, a linha de gasoduto que atravessa a região e terrenos planos, além do apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. A previsão é de que as obras de terraplanagem comecem em junho de 2012", disse Maria das Graças Foster.

O Governador Renato Casagrande destacou o crescimento econômico que acontece em Linhares e ratificou o apoio do governo do Estado ao município. "Linhares, que já se desenvolve muito, vai se desenvolver ainda mais com esse projeto. Por isso, estamos aqui apoiando para que no ano que vem possamos dar início as obras", falou Casagrande.

Para o Prefeito Guerino Zanon, a possibilidade de agregar valor ao gás extraído em Linhares e a possibilidade de atração de outros empreendimentos com a vinda do complexo só tem a somar com o período de desenvolvimento vivido no município.

A expectativa é de que, quando entrar em operação, o complexo contribua diretamente para diminuição do déficit de fertilizantes no Brasil. Na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados de Linhares serão produzidos uréia, metanol, ácidos acético e fórmico, e melamina. De acordo com a diretora da Petrobras, os investimentos no Complexo Gás-Químico são de cerca de 3 bilhões de dólares.