Linhares ganha Programa Integrado de Qualificação (PIQ)

A Prefeitura Municipal de Linhares apresentou a população nessa terça-feira, dia 25, no Cerimonial Alice, no bairro Três Barras, o Programa Integrado de Qualificação – PIQ. O programa visa à capacitação e a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e a valorização da mão de obra local, dando oportunidades aos linharenses de absorverem os novos empregos que estão surgindo com o desenvolvimento econômico do município. O PIQ contará com investimentos na ordem de R$ 3 milhões.

O Prefeito Guerino Zanon afirmou que o PIQ é um dos maiores programas de qualificação do Espírito Santo e que a prefeitura trabalhará continuamente para qualificar e gerar oportunidades para a população. "Este é um momento importante para nós. Queremos valorizar nossa mão de obra para que ela possa concorrer no mercado de trabalho. Estamos lançando um dos maiores programas de qualificação do estado para cada vez mais distribuir o desenvolvimento com os cidadãos. Até o fim de 2011 serão lançados com as novas empresas cerca de mil postos de trabalho, e queremos que todos eles sejam ocupados por linharenses".

Com o PIQ a prefeitura irá contratar empresas prestadoras de serviços de formação profissional para oferecer cursos profissionalizantes. O intuito é qualificar no biênio 2011/2012  cerca de 1000 pessoas. Na ocasião foi assinada uma parceria entre Prefeitura e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que integra a Fundação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) na qual ficou estabelecida a oferta dos seguintes cursos: eletricista instalador industrial, pintura UV – indústria moveleira, montagem e manutenção de computadores, bolos confeitados – massas, recheios e coberturas, torta capixaba, eletricidade básica, NR 10 básico – segurança em serviços com eletricidade e segurança para operadores de caldeira. As informações referentes aos cursos estarão disponíveis no site da prefeitura a partir de fevereiro.

"Antes muitas pessoas de fora buscavam emprego aqui porque nossa população não estava capacitada, mas agora todos estão tendo oportunidade de disputar por essas vagas", disse o vice-prefeito e diretor da regional norte da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Paulo Joaquim do Nascimento

O Programa será desenvolvido em três etapas. A primeira consiste na identificação da demanda de profissionais qualificados, na segunda etapa será feita a identificação do número de pessoas que necessitam de qualificação e que se encontram desempregados ou atuando na economia informal e na última etapa serão identificadas as escolas e cursos que podem ser oferecidos em Linhares para atender à demanda.

O lançamento do programa, contou com a presença de do prefeito Guerino Zanon, o vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento, a secretária municipal de educação, Ana Paraíso Dalvi, a coordenadora do PIQ, Jussara Carvalho, entre outras autoridades. Além disso, cerca de 200 formandos receberam o diploma dos cursos já oferecidos.

O aluno Reinaldo Afonso Guerra, agradeceu a em nome dos demais, a oportunidade dada pelos cursos ao Prefeito Guerino Zanon. "Prefeito, muito obrigado por ter nos dado esta oportunidade. Fico feliz em saber que agora com o PIQ mais pessoas serão qualificadas", finalizou.

Investimentos na educação

Em Linhares o futuro tem nome: Educação. A Prefeitura tem investido em novas escolas, na capacitação dos professores e em diversas melhorias para os alunos. Em Linhares estão matriculados na rede pública 25.000 alunos e 100% das crianças de 0 a 5 anos estão na escola. Também é oferecida alimentação escolar de qualidade, educação inclusiva para os portadores de necessidades especiais e transporte escolar gratuito. A Prefeitura oferece também 585 vagas no ensino superior e em março será iniciado o pré-vestibular da Faceli. Os investimentos tem o intuito de educar as crianças e jovens desde cedo para que através do ensino tenham melhores condições de vida.

O Prefeito Guerino Zanon ressaltou as obras que foram e que ainda serão feitas em Linhares na área educacional. "Inauguramos 11 escolas e reformamos 44. Em 2011, Linhares ganhará duas escolas modernas, amplas e de excelente qualidade nos bairros Aviso e Movelar. Não podemos imaginar mudanças estruturais sem educação", afimou.

Zanon abordou ainda a importância da educação como agente de redução dos índices de criminalidade. "Em 2010, Linhares teve a maior redução do Espírito Santo nas taxas de criminalidade (35%). A meta é baixar ainda mas em 2011. Um instrumento forte que temos é a educação, que capacita e permite sonhar com um emprego e uma melhor condição de vida", ressaltou.