Agricultores do Farias irrigam lavouras em horário especial

Os proprietários rurais do Córrego Farias estão recebendo notificação do Ministério Público (MP) sobre o racionamento da água utilizada para irrigar as lavouras. É que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre os agricultores, o MP, a Prefeitura de Linhares e diversos órgãos ambientais em 2010, teve que ser acionado já que a quantidade de água corrente na microbacia da região está abaixo da considerada normal.

A medida se faz necessária para que o fluxo de água no Córrego Farias não diminua ainda mais, prejudicando o abastecimento de água à comunidade e a dessedentação de animais. Com o racionamento, busca-se promover o uso mais adequado dos recursos hídricos, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente.

Com o acionamento do Plano B do TAC, os agricultores que utilizam irrigação por aspersão convencional podem realizá-la duas vezes por semana: das 18 horas de segunda-feira até as 06 horas de terça-feira e das 18 horas de quinta-feira até as 06 horas de sexta.

Já quem usa irrigação localizada poderão realizá-la cinco vezes na semana: de segunda a sexta-feira, sempre iniciando às 18 horas até às 06 horas do dia seguinte. Nos sábados e domingos nenhum sistema de irrigação poderá funcionar.

Algumas exceções são concedidas àqueles que possuem viveiro de produção de mudas, pastejo rotativo, produção de alimentos para a subsistência e comercialização em pequena escala na região.

O Plano B do TAC vai estar em vigor por tempo indeterminado, até que o fluxo de água no Córrego Farias retorne ao considerado normal. Denuncias de descumprimento do acordo podem ser feitas pelos telefones 3373-5959 (Ministério Público), 3372-2121 (Secretaria Municipal de Agricultura) e 3371-5383 (Idaf).

BARRAGENS

Conhecendo a situação da região, a Prefeitura de Linhares realizou um estudo para melhorar a qualidade de vida no distrito e promover o desenvolvimento sustentável do município. Com as informações levantadas no estudo, a Secretaria Municipal de Agricultura desenvolve projetos para captar recursos para a construção de barragens comunitárias na região.