Distribuição de Livros marca noite cultural em Povoação

"O povo de Povoação é um dos mais receptivos de todos onde já estivemos. É um prazer estar aqui nesta noite apresentando um pouco de nossa história e, principalmente, entregando ela eternizada através do livro do ilustre Lastenio Calmon Júnior". Foi com estas palavras que o secretário Municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, deu início as atividades culturais realizadas durante a noite desta quarta-feira (26), no balneário de Povoação.

O evento realizado pela Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceira com as Associações, foi realizado na sede da Associação de Moradores do balneário e deu continuidade às ações que visam fortalecer as manifestações culturais no interior do município.

Entre as atividades da noite, palestra e o lançamento do livro Vultos, Fatos e Lendas linharenses, de Lastenio Calmon Júnior. No fim das atividades centenas de obras foram distribuídas aos membros da comunidade.

"Durante esta noite revivi um pouco de toda a história que tive a oportunidade de viver por ser cidadão desta terra há tantos anos." Disse o senhor Ivo Bartolote de 80 anos, frequentador assíduo do balneário. 

A presidente da Associação de Moradores de Povoação, Ângela Maria Gomes, se disse encantada com a iniciativa cultural realizada pela secretaria. "Existem aqui pessoas de nossa comunidade que nunca tiveram a oportunidade de ler uma obra como esta. Todos estão muitos felizes com este grande presente", afirmou.

Além da distribuição de livros a membros da comunidade, vários exemplares foram disponibilizados a biblioteca da Associação e estarão a disposição de estudantes para eventuais consultas.

Povoação

Entre as manifestações culturais do distrito de Povoação destaca-se o importante grupo de folia de reis do Estado que tem sede na vila. Outro momento de festividade que é muito apreciado acontece durante o mês de junho, quando os moradores preparam, com dedicação, uma grande quadrilha para a festa junina.

Localizado no litoral, Povoação tem praia em mar aberto, com águas agitadas e grandes ondas, oferecendo excelentes condições para o surf. Outra atração próxima é a barra do Rio Monsarás, para o norte da orla marítima e a 3 km da base do Projeto Tamar. A praia de Povoação fica na margem norte da barra do rio, podendo-se, portanto dali também se apreciar o espetáculo grandioso do encontro do Rio Doce com as águas do Oceano Atlântico, acerca de 3 Km do povoado.