Providências para evitar a morte de mais peixes na Lagoa do Meio

A lagoa, um dos cartões postais do município, está sendo acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais. Peixes apareceram mortos no manancial, fato que vêm preocupando os técnicos da SEMAM.


No dia 28 de dezembro, quando foi constatada a mortandade de peixes, técnicos e o diretor do Departamento de Controle Ambiental de Linhares estiveram na lagoa. No dia 03 de janeiro, repetiram a visita. E no dia 05 de janeiro, a equipe da Prefeitura de Linhares voltou ao local, juntamente com representantes do Instituto Estadual do Meio Ambiente, o IEMA. Na ocasião, foi realizada a coleta da água e algumas análises utilizando o medidor Multiparâmetro. ?A temperatura da água estava em 30°C. Uma temperatura elevada demais, que pode ter causado a morte dos peixes?, disse o biólogo Fabrício Borghi Folli, diretor do departamento de Controle Ambiental de Linhares.


O problema se agravou após despejo de esgoto doméstico na lagoa. Em 2007, foi construída a rede de drenagem pluvial para resolver problemas de alagamento no bairro Três Barras. Detalhe: sem licenciamento ambiental. Ocorreram ligações de esgoto doméstico na rede de drenagem, esgoto este que passou a ser despejado diretamente na lagoa.


Desde maio de 2009, a Prefeitura de Linhares toma várias providências para resolver o problema. O SAAE corrigiu as ligações clandestinas e instalou uma estação elevatória para bombear o esgoto para a rede central do município. Com a retirada do esgoto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais passou a acompanhar e monitorar a qualidade da água das lagoas do Meio e do Aviso, e constatou que o índice de coliformes fecais estava oito vezes acima do estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA.


Porém, a lagoa ainda sofre com os efeitos da poluição. É o chamado processo de eutrofização que é o enriquecimento do ecossistema aquático através do aumento da concentração de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo. Este processo pode ocorrer de forma natural ou antrópica, causada pelo homem. Quando ocorre naturalmente é um processo lento e causado pelo acúmulo de nutrientes trazidos pelas chuvas e águas superficiais. Quando esse processo ocorre induzido pelo homem, antrópica, acontece de forma rápida fazendo com que o ecossistema aquático perca sua capacidade de abastecimento da população, de manutenção da vida aquática e de recreação.


A eutrofização induzida pelo homem através do lançamento de efluentes domésticos, industriais e agropastoris pode ser considerada uma forma de poluição e pode provocar inúmeras mudanças dentro de um ecossistema aquático como: o desenvolvimento de algas que bloqueiam a luz solar e não permitem a troca de calor com o ambiente externo, retendo o calor, formando uma espécie de estufa abaixo da lamina d?água, superaquecendo a água provocando a diminuição na concentração de oxigênio na água, o que poderá provocar a mortandade de peixes e outros organismos vivos; a proliferação de microorganismos que consomem expressivas quantidades de oxigênio; liberação de gases resultantes da atividade de bactérias anaeróbias, entre os quais o gás sulfídrico e o metano.


O processo de eutrofização em mananciais urbanos é um problema nacional, geralmente acentuado em razão da ocupação desordenada do solo. Além disso, questões como vazão e renovação da água também podem ser um fator agravante, como é o caso da lagoa do meio.


Análises feitas em março de 2010 também apresentaram temperaturas elevadas. Já as feitas no mês de junho, apresentaram temperaturas mais baixas, de 25°C. ?Estamos estudando todos os fatores que podem ter contribuído para a ocorrência deste fato. Tão logo, junto com o IEMA, encontramos uma possível causa, tratamos de tomar as providências adequadas?, finaliza o Secretário de Meio Ambiente de Linhares, Lucas Scaramussa.


Vale informar que as lagoas do Meio e do Aviso são duas das poucas do país aonde vem sendo executado projeto de recuperação ambiental e urbanística.