Projetos da Secretaria de Cidadania e Segurança auxiliam no combate à criminalidade em Linhares

Os investimentos para diminuir a violência em Linhares já surtem efeito. Depois de 124 homicídios em 2009, o município apresentou uma queda de aproximadamente 34% em 2010, onde foram registrados 82 homicídios. Todo esse trabalho é fruto da parceira entre governo municipal e estadual, polícias e da colaboração da população.

Atualmente, cerca de 70% dos homicídios registrados no município são elucidados, o que tem contribuído diretamente para inibir a atuação dos criminosos. Assim, Linhares é o município que mais mostra resultado nas apurações e prisões de homicidas do estado. A redução dos índices de homicídios em Linhares foi uma das maiores de todo o estado

Junto ao trabalho exercido pelas polícias Militar e Civil, tem se destacado a atuação da Guarda Municipal. Vivendo uma nova e exemplar fase, a guarda foi equipada com novas viaturas e motos. Cursos de capacitação e atualização também foram oferecidos pela Prefeitura aos servidores.

Com ações junto às escolas, a Guarda Municipal tem desempenhado papel fundamental na inibição do tráfico de drogas e, ao exercer esse trabalho, possibilita que a Polícia Militar saia da porta das escolas para ocupar as ruas e atender à população.

Além de reequipar e qualificar a Guarda, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública desenvolve projetos como o Escola Cidadã, em que os alunos das escolas públicas recebem a equipe da Secise para falar sobre a prevenção do uso indevido das drogas e o mal que elas podem causar, tanto psicologica quanto fisicamente. São abordados ainda questões de disciplina, evasão escolar, violência, relação familiar, escolar e outros.

Há ainda o projeto Comunidade Viva, que propõe uma integração entre comunidade e demais segmentos da sociedade. Só em 2010, foram realizadas mais de 20 apresentações do projeto nos principais Ceims e escolas do município, especialmente as que são localizadas em bairros onde o índice de segurança e mais baixo. O projeto é desenvolvido através de palestras tratando variados assuntos como drogas, evasão escolar, dependentes químicos, educação, entre outros.

Em 2010 foi criado o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), na tentativa de combater e minimizar os altos índices de violência e criminalidade no município. Em agosto de 2010, o Conselho realizou a I Semana Municipal Sobre Drogas, onde trabalhou com as escolas da rede municipal de ensino, Grupo de Resgate e Centro de Recuperação Nova Aliança e com a comunidade em geral proferindo palestras sobre drogas. A semana foi encerrada com uma carreata por diversos bairros e uma caminhada no Centro de Linhares.

Seis câmeras de videomonitoramento estão instaladas no Centro da Cidade e contribuem diretamente com a diminuição da criminalidade, além de garantir mais tranqüilidade aos comerciantes e lojistas As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos da cidade e o monitoramento é feito 24 horas pela secretaria em parceria com a Polícia Militar. As câmeras giram 360º e alcançam 3km de distância.

As câmeras estão instaladas nos seguintes pontos:
Câmera 1: Carlos Lindemberg – Em frente a Rodoviária;
Câmera 2: Carlos Lindemberg – Em frente ao Banco Banestes;
Câmera 3: Praça Nestor Gomes no Centro
Câmera 4: Rua Monsenhor Pedrinha com Jones dos Santos Neves – em frente ao Colégio Bartouvino Costa
Câmera 5: Rua Augusto Calmon com Capitão José Maria. Esquina da "Capila Discos".
Câmera 6: Carlos Lindemberg com Augusto de Pestana – Em frente ao Banco Bradesco.