quarta-feira, 14 de maio de 2025
Notícias

Mais um grande empreendimento será instalado em Linhares

Às vésperas de completar 210 anos, Linhares recebe mais um grande empreendimento do setor metal mecânico. As obras para a construção da Tecnotêxtil Indústria e Comércio de Cintas Ltda já começam em ritmo acelerado. Será a primeira fábrica da empresa fora do estado de São Paulo. Um investimento de R$ 6,3 milhões.

A companhia será instalada na região de Baixo Quartel, em um terreno de 200 mil metros quadrados. A fábrica deverá ocupar 20 mil metros quadrados da área, e vai gerar em torno de 100 empregos diretos quando entrar em operação. A expectativa é de que a empresa comece a funcionar ainda este ano. Para receber os benefícios fiscais concedidos pela Prefeitura de Linhares, foi assinado um protocolo de intenções, por meio do qual a empresa se comprometeu a oferecer as vagas de seu quadro funcional preferencialmente aos moradores de Linhares.

A Tecnotêxtil é uma das maiores empresas brasileiras na confecção de cintas para a movimentação de cargas. A fábrica em Linhares será a primeira fora do estado de São Paulo, onde a sede está instalada. "Foi uma questão estratégica. A logística que Linhares oferece permite que nossa empresa atenda com rapidez e eficiência os clientes que temos espalhados em todo o país", explica o coordenador de mercado, Ednaldo Silva.

A economia diversificada confere ao município o status de importante cenário para a atração de investimentos. "A Prefeitura incentiva para que seja criado na região do Rio Quartel um dos maiores pólos do setor metal mecânico do país", afirma o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Paulo Medina.

Por apresentar vantagens competitivas, logística privilegiada e oferecer diversos outros atrativos é que Linhares desponta como maior pólo de desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. A Prefeitura Municipal de Linhares conseguiu atrair para seu território alguns dos mais importantes empreendimentos industriais instalados no estado. Em 2009, uma grande empresa fabricante de motores elétricos da linha branca, a multinacional Weg, anunciou a instalação de um parque fabril no município. A Brandão Metalúrgica S/A (Brametal), a Perfilados Rio Doce e a Indústria de Sucos Mais também estão em Linhares. Houve também a implantação de agroindústrias, como a Ducoco e a Trop Fruit, e empresas como a Imetame, de beneficiamento de rochas ornamentais.