Mais um grande empreendimento será instalado em Linhares

Às vésperas de completar 210 anos, Linhares recebe mais um grande empreendimento do setor metal mecânico. As obras para a construção da Tecnotêxtil Indústria e Comércio de Cintas Ltda já começam em ritmo acelerado. Será a primeira fábrica da empresa fora do estado de São Paulo. Um investimento de R$ 6,3 milhões.

A companhia será instalada na região de Baixo Quartel, em um terreno de 200 mil metros quadrados. A fábrica deverá ocupar 20 mil metros quadrados da área, e vai gerar em torno de 100 empregos diretos quando entrar em operação. A expectativa é de que a empresa comece a funcionar ainda este ano. Para receber os benefícios fiscais concedidos pela Prefeitura de Linhares, foi assinado um protocolo de intenções, por meio do qual a empresa se comprometeu a oferecer as vagas de seu quadro funcional preferencialmente aos moradores de Linhares.

A Tecnotêxtil é uma das maiores empresas brasileiras na confecção de cintas para a movimentação de cargas. A fábrica em Linhares será a primeira fora do estado de São Paulo, onde a sede está instalada. "Foi uma questão estratégica. A logística que Linhares oferece permite que nossa empresa atenda com rapidez e eficiência os clientes que temos espalhados em todo o país", explica o coordenador de mercado, Ednaldo Silva.

A economia diversificada confere ao município o status de importante cenário para a atração de investimentos. "A Prefeitura incentiva para que seja criado na região do Rio Quartel um dos maiores pólos do setor metal mecânico do país", afirma o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Paulo Medina.

Por apresentar vantagens competitivas, logística privilegiada e oferecer diversos outros atrativos é que Linhares desponta como maior pólo de desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. A Prefeitura Municipal de Linhares conseguiu atrair para seu território alguns dos mais importantes empreendimentos industriais instalados no estado. Em 2009, uma grande empresa fabricante de motores elétricos da linha branca, a multinacional Weg, anunciou a instalação de um parque fabril no município. A Brandão Metalúrgica S/A (Brametal), a Perfilados Rio Doce e a Indústria de Sucos Mais também estão em Linhares. Houve também a implantação de agroindústrias, como a Ducoco e a Trop Fruit, e empresas como a Imetame, de beneficiamento de rochas ornamentais.