Prefeitura incentiva pecuaristas a vacinar rebanho contra febre aftosa

Começou no último sábado (01) e vai até o próximo dia 31 de maio, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. Os pecuaristas de Linhares estão sendo incentivados pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, a garantir um rebanho livre da doença aderindo à campanha promovida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf.

Nesta etapa devem ser vacinados bovinos e bubalinos (búfalos) que tenham entre zero e 24 meses. Os produtores devem procurar uma loja revendedora da vacina, retirar a ficha de classificação, adquirir a vacina para a quantidade de animais que tiver nessa faixa etária e vacinar o rebanho.

Após aplicar a vacina, o pecuarista deve dirigir-se ao escritório do Idaf portando a nota fiscal de compra da vacina e a ficha de produtor para obter o visto. Mesmo se o produtor não tiver nenhuma cabeça na faixa etária a ser imunizada deve ir ao escritório do Idaf para obter o visto.

O não comparecimento do produtor ao Idaf acarreta-lhe a condição de faltoso, assim não será permitida a movimentação do rebanho, podendo ser até mesmo multado.

"Em nossas visitas as comunidades rurais estamos reforçando junto aos produtores a necessidade de vacinar os bois e búfalos para mantermos nossa cidade livre da febre aftosa. A conscientização do pecuarista e sua adesão à campanha é fundamental para Linhares ter sempre um rebanho saudável", declarou o secretário municipal de agricultura, Dalziso Armani.

De acordo com a chefe do escritório do Idaf em Linhares, Silvania Marta Gaburro, o município possui aproximadamente 180 mil cabeças de bovinos e há mais de 13 anos não é registrado nenhum caso da doença no Espírito Santo.

A segunda etapa da vacinação acontece no mês de novembro, quando todo o rebanho, independente da idade, deve ser vacinado.