Aumenta a participação pública na Ouvidoria de Linhares

O número de atendimentos realizados pela a Ouvidoria do município teve um aumento expressivo, os dados são do próprio órgão. Em todo o ano de 2009, foram registrados 271 documentos de atendimentos. Em 2010, apenas nos primeiros quatros meses do ano, já foram contabilizados 587 documentos, uma média mensal quase sete vezes maior que a do ano anterior.

De acordo com o órgão, esse crescimento está diretamente ligado ao investimento que a Prefeitura de Linhares tem realizado para aprimorar o Serviço Público e incentivar cada vez mais o exercício dos direitos da população, por meio de sua participação.

Uma ferramenta fundamental e sem dúvida, a mais importante, é a reestruturação que foi realizada no site da Prefeitura no fim de 2009. De maneira rápida e fácil, hoje o cidadão linharense faz sua manifestação sem sair de casa. Acessando o site www.linhares.es.gov.br e clicando no ícone ?Fala Aí?, ele preenche o protocolo de atendimento e tem 20 dias para receber retorno. Assim também é feito através do telefone 3371-6786.

Outro grande fator é a qualidade no atendimento. Todas as pessoas que procuram a Ouvidoria do Município são respondidas, exceto aquelas que utilizam conteúdo desrespeitoso e ofensivo, e ainda as que não deixam um contato para que a resposta seja encaminhada. Por isso, vale ressaltar que mesmo optando por não se identificar, é muito importante que a pessoa deixe um número de contato para que a Ouvidoria de Linhares ofereça um retorno daquilo que foi solicitado e garanta o seu direito de cidadão.

O que a Ouvidoria faz?
Para quem ainda não tem conhecimento, a Ouvidoria Municipal é um órgão da Prefeitura, responsável por receber as manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos e até mesmo de instituições, entidades, Agentes Públicos (políticos ou servidores). Essas manifestações estão diretamente ligadas aos serviços e atendimentos realizados pela Prefeitura Municipal de Linhares. É um importante meio de participação da população que utiliza os serviços públicos na administração municipal.