Eleição de Diretores: candidaturas devem ser registradas na Secretaria Municipal de Educação

Os candidatos interessados em concorrer ao cargo de diretor escolar na rede municipal de ensino devem registrar a candidatura nas próximas segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de março, na sede da Secretaria Municipal de Educação – Seme, no bairro Shell. O horário de atendimento será das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas.

Para concorrer ao cargo os candidatos devem ter exercido cargo e/ou função própria de professor, pedagogo, ou diretor, em escola da rede municipal de ensino mediante concurso público ou nomeação, no mínimo de dois anos, observada a data de lançamento do Edital de convocação das eleições e encontrar-se em pleno exercício de suas funções.

Deve ainda comprovar habilitação em cursos de licenciatura de 3o. grau específico na área de educação, e não estejam envolvidos em processos de sindicância, administrativos e criminais; além de apresentar declaração da disponibilidade de assumir carga horária de 40 (quarenta) horas semanais exigidas para o exercício do cargo/ ou de dedicação exclusiva, se for o caso. (ver Edital em anexo).

Os mandatos terão duração de dois anos e os candidatos podem se eleger por mais dois. Terão direito ao voto aproximadamente 4,5 mil alunos da rede municipal de ensino maiores de 16 anos, e, os integrantes do magistério e os demais servidores públicos em efetivo exercício na escola até o dia do pleito.

Poderão votar também os pais dos alunos regularmente matriculados na escola (que serão os representantes dos alunos menores de 16 anos). A eleição será realizada no dia 14 de abril. O resultado será divulgado no dia 20 de abril.

Cada escola terá uma comissão responsável por todo o processo de votação, como urnas, cédulas e salas de votação. Será um dia inteiro para a eleição dos diretores. Pais, alunos e funcionários terão das 8 às 17 horas para exercer a cidadania e escolher o diretor da sua escola.

Para a secretária municipal de Educação, Professora Ana Paraíso, a democracia deve iniciar pelo espaço escolar, onde pais, alunos e profissionais de educação devem escolher através do voto quem deverá administrar a escola.

"A importância disso consiste, além do exercício da democracia, no fato de que a comunidade escolar está apta para decidir quem melhor poderá corresponder aos seus anseios", disse Ana Paraíso.

A lei que prevê a eleição direta para diretores escolares foi criada pelo prefeito Guerino Zanon e aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Linhares, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade escolar do município.

Informações para a Imprensa – Alexandre Araújo

27 3372 1829 / 9812 9658

EDITAL DIRETORES ESCOLARES