Prefeito Guerino Zanon investe em água tratada no interior

Água tratada saindo da torneira agora já é realidade para moradores de diversas regiões do interior do município. É que a Prefeitura de Linhares está viabilizando a instalação de novas redes de água que irão beneficiar as comunidades de Desengano, Pontal do Ouro e Rio do Norte.

As novas estações fazem parte dos compromissos assumidos em campanha pelo prefeito Guerino Zanon. Em diversas reuniões com as comunidades, ele garantiu aos moradores a melhoria no abastecimento de água, o que vai permitir mais qualidade de vida para todos. As redes de água que são instaladas têm quase três mil metros de tubulação, e são construídas sob a supervisão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae.

De acordo com o prefeito, a realização dessas obras atende as necessidades da população não apenas no que diz respeito à falta de água, mas principalmente nas questões relacionadas à saúde e à cidadania.

"Pontal do Ouro já conta com água tratada, em breve Desengano e Rio do Norte. Isso é uma conquista extraordinária para todos nós. A água representa a essência da cidadania. Estas obras têm ainda o objetivo de ampliar o fornecimento de água tratada e levar mais qualidade de vida para a população do interior do município", reafirmou Zanon.

Na localidade de Pontal do Ouro os moradores já comemoram a nova realidade. As obras de instalação da nova rede de água já foram concluídas, e está em pleno funcionamento. O Saae realizou a perfuração de poço artesiano, com 90 metros de profundidade, instalação de bomba e painel de comando.

Além disso, foram construídos 282 metros de rede de distribuição de água em tubos plásticos, com diâmetros de 75 mm interligando o novo poço ao sistema; a instalação de nova bomba no poço artesiano existente. Conforme o diretor do Saae, Celso Martins Pedroni, com esta instalação, a localidade conta agora com dois poços artesianos para o fornecimento de água.

Em breve os moradores das regiões de Desengano e Rio do Norte poderão comemorar o abastecimento com água saindo direto nas torneiras. O problema de falta d?água está com os dias contados. De acordo com Pedroni, as obras nestas localidades ficarão prontas no prazo máximo de 30 dias.

Em Desengano, as obras estão em fase final de construção e todas as residências da localidade serão beneficiadas. O Saae trabalha na perfuração de poço artesiano com 50 metros, com instalação de bomba e painel de comando; construção de rede de energia elétrica com aproximadamente 300 metros para ligação da bomba.

As obras contemplam também a construção de 2.320 metros de rede de distribuição de água com tubos plásticos PVC, em diâmetros de 100 e 75 mm. O diretor do Saae explica que os funcionários da autarquia trabalham na instalação de reservatório elevado com capacidade de 20.000 litros sobre base de aço, e na execução das ligações domiciliares nas residências.

Na região de Rio do Norte, as obras também estão em fase final de construção, e irão contemplar a perfuração de poço artesiano com 80 metros de profundidade, com instalação de bomba e painel de comando; instalação de caixa d’água com capacidade de 10.000 litros, sobre base de aço.

Os moradores serão beneficiados ainda com a construção de 348 metros de rede de distribuição de água em tubos plásticos diâmetros de 75 e 60 mm, para atendimento das residências da localidade, e a execução das ligações domiciliares nas residências.

"Esse novo sistema que o Saae constroi vai permitir água vinte e quatro horas nas torneiras. Ampliamos o abastecimento nestas localidades. Dessa forma, a gente garante água de qualidade para todos e, principalmente, melhoramos o abastecimento nas regiões de Desengano, Pontal do Ouro e Rio do Norte, antes tão problemático", destacou Pedroni.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Linhares viabilizou e garantiu água tratada para os moradores da região do Chapadão do 12, nas proximidades da Lagoa Nova, também no interior do município. Na ocasião o prefeito Guerino Zanon esteve na localidade para entregar o benefício aos moradores.

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo
27 3372 1829 / 9812 9658