Dicas de saúde: Não deixe a desidratação estragar o seu verão

O verão é a época mais quente do ano e também a que exige maior atenção com a saúde. O calor proporciona condições ideais para a ocorrência de algumas doenças. Dentre as doenças mais freqüentes no verão está a desidratação que é a perda de água e sais minerais do corpo. E para não deixar que seu verão seja interrompido por este mal a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informa sobre a doença e dá algumas dicas para evitá-la.


 

Perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes ou suor. De acordo com a dermatologista da rede municipal de Saúde de Linhares, Drª. Elisabeth Lima M. A. Barboza, a causa mais comum de desidratação é a ocorrência de diarréia e vômitos. "No verão, a incidência de doenças gastrointestinais aumenta bastante, não só pelo aumento na quantidade de vírus causadores de diarréia (as chamadas "diarréias de verão"), como também pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados", explica.

Os principais sintomas da doença são: sede, mucosas secas, olhos ressecados e fundos, deste modo, para que a desidratação seja evitada a dermatologista dá algumas dicas: ingerir líquidos várias vezes ao dia, conservar os alimentos perecíveis sempre na geladeira e observar a data de validade dos mesmos; lavar bem as mãos antes de preparar qualquer alimento; lavar bem frutas e vegetais, vestir roupas leves, de preferência de algodão.

Ainda, evitar roupas com poliéster ou fibras sintéticas que impedem a transpiração normal; manter ambientes bem ventilados, e evitar banhos de sol nos horários em que a radiação está mais forte, entre 11e 16 horas (fora do horário de verão entre 10 e 15 horas).


 

Dica:

 

O soro caseiro pode ser utilizado sempre que se suspeitar de uma desidratação misturando-se uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de sal em um litro de água e tomado a cada 20 minutos e após cada evacuação no caso de diarréia.


 

Há casos em que a desidratação se torna mais grave sendo necessário o atendimento hospitalar.


 


 

Informações para a Imprensa

Priscyla Costa

Secom PML: (27) 3372-1829

secom@linhares.es.gov.br