Prefeitura irá construir nova sede da Floresta Nacional de Goytacazes

A Prefeitura conseguiu um crédito especial no valor de até R$200.000 para realizar a construção da nova sede da Floresta Nacional de Goytacazes por meio de um projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Guerino Zanon e que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores. A obra é uma compensação pelo asfaltamento da estrada que liga Linhares ao balneário de Pontal do Ipiranga e está prevista no Plano de Ação da Agenda 21.

 

A construção da nova sede da Flona Goytacazes trará muitos benefícios à educação ambiental no município. Atualmente a sede da floresta não apresenta bom estado de conservação e nem espaço para o desenvolvimento dos trabalhos da Flona. A área onde será construída a nova sede já foi escolhida e fica ao lado da sede atual, o espaço possui 5.000 m² e a estrutura da nova sede terá 151m².

 

De acordo com o gerente da Flona, Leony Van Del Rei, a construção da nova sede é fundamental. "Poderemos fazer nossos trabalhos com muito mais qualidade e com a estrutura adequada. Teremos um auditório para desenvolver nossas atividades de educação ambiental, principalmente para atender os alunos que visitam a reserva. Até mesmo a fiscalização da preservação da floresta será intensificada, pois haverá local adequado para o armazenamento dos materiais utilizados" disse Leony.

 

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, a construção da nova sede é um compromisso assumido pelo município com a Agenda 21. "Isso irá colaborar de forma significativa com as ações realizadas pelo Instituto Chico Mendes em toda região norte, bem como servirá de espaço integrado para as ações da Semam em conjunto com o ICMBio", garante o secretário.

 

A Flona possui dois tipos de trilhas para quem deseja conhecer esse celeiro natural que fica aqui pertinho, a Mini-trilha e a Trilha dentro da mata. A primeira trata-se é um circuito curto que dura em média 10 mim e fica bem próximo da sede. Vários tipos de árvores nativas podem ser vistas durante o passeio. Já a segunda trilha tem um percurso de 3km e é acompanhada de profissionais treinados que realizam todo um trabalho de educação ambiental dentro da própria mata. Essa trilha é feita com um grupo de 11 a 30 pessoas e precisa ser agendada. Floresta fica no quilômetro 153 da BR – 101, próximo a ponte Getúlio Vargas.

 

 

 

 

Outras metas da Agenda 21

 

Além da construção da nova sede da Goytacazes, Linhares já cumpriu muitas outras metas da Agenda 21. Em 2009, o município assinou o Protocolo de Intenções e sancionou as leis que criam o Fundo Ambiental (FUNDEMA) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONSEMA).

 

Estrutura adequada da Semam – Com novas instalações e com espaço exclusivo para trabalhos de Educação Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) já lançou alguns projetos como o "Ecoberimbau", que incentiva a prática da capoeira e a preservação da vegetação, e "Combate a Poluição Sonora" que trabalha de forma preventiva através da educação os abusos sonoros provocados principalmente por carros de som.

 

Estação de Tratamento de Esgoto – Linhares será a primeira cidade do Espírito Santo a ter 100% do seu esgoto tratado, talvez a meta mais ousada da Agenda 21, mas que a Prefeitura está trabalhando firme para alcançá-la. A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já está em andamento no bairro Aviso e quando estiver em funcionamento terá capacidade para tratar todo o esgoto que é jogado in natura no Rio Doce.

 

Recuperação Ambiental – A Secretaria de Meio Ambiente criou o Banco de Áreas onde os produtores rurais interessados cadastraram suas propriedades para serem indicadas aos futuros projetos ambientais que serão realizados em Linhares. No dia da árvore, a Secretaria ofereceu mudas de espécies nativas que foram plantadas pelos alunos dos Centros de Referência de Assistência Social de Linhares (CRAS). A secretaria de Meio Ambiente está criando também o projeto de Destinação de Materiais Tóxicos que visa a educação ambiental direcionada aos produtores rurais ao manuseio correto das embalagens dos produtos químicos. O objetivo desse projeto é preservar o solo e os mananciais hídricos.

 

Educação Ambiental – Linhares também realizou a Semana do Meio Ambiente com a parceria da Prefeitura que participou da coleta de lixo nas lagoas do Interlagos e do Aviso. Ofereceu aos alunos palestras, oficinas, mesas redondas, visitas às florestas da cidade e outras atividades voltadas à educação ambiental.

A Semam criou o projeto ?EcoBerimbau? que incentiva a prática da capoeira, ensina fabricar o berimbau e ainda a preservar a natureza, principalmente a biriba, matéria-prima do instrumento. Criou também um projeto de combate a ?Poluição Sonora? que visa educar as pessoas a respeito dos perigos que o som abusivo traz à saúde  do ser humano.