Saúde: Mantenha sua alimentação saudável no verão

Camarão frito na praia, cachorro quente no final da noite, churrasquinhos entre outras guloseimas. Para muitos comer fora de casa durante as férias é mais rápido e prático, porém nem sempre é mais saudável e ainda pode colocar as suas férias em risco. Por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares alerta sobre alguns cuidados básicos que você deve tomar com a alimentação e fazer com que o verão seja ainda mais prazeroso.

No verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, o que pode causar desconforto e mal estar. Por isso fique atento aos alimentos que ficam expostos por longos períodos à temperatura ambiente pois eles são os principais causadores da maior vilã do verão: a intoxicação alimentar.

A nutricionista da rede municipal de saúde de Linhares, Drª. Vanessa Margon, fala sobre os riscos de se alimentar fora de casa. "O grande problema de se alimentar fora de casa, é simplesmente pelo fato de você não saber a procedência dos alimentos, e as condições de higiene do local de produção, bem como dos que manipulam essa alimentação", alerta.

Ela ainda dá algumas dicas de alimentação saudável e fala o que pode e o que se deve evitar para que você não tenha que voltar pra casa antes do programado.

O que pode:

  • Ingira muita água, sucos naturais frescos e água de coco. São boas opções para bebidas ao invés de refrigerantes independentemente se for Diet, Light ou Zero;
  • Prefira frutas, verduras, legumes, folhas verdes, alimentos integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos;
  • Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos;
  • Substitua frituras por alimentos assados;
  • Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos;
  • Verduras, ovos, carnes, pescados e laticínios sempre devem ser refrigerados;

O que evitar:

  • Evite alimentos gordurosos como, carnes gordas, molhos à base de creme de leite e maionese;
  • Apesar do calor, procure maneirar na bebida alcoólica;
  • Não consuma alimentos expostos a más condições de higiene; (proximidade com insetos, lixo, temperaturas inadequadas)
  • Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
  • E para refrescar ainda mais o seu verão, vai aí uma dica saborosa, o suco de verão que além de delicioso garante o bronzeado. Rico em betacaroteno, o suco de verão pode ajudar a bronzear a pele de forma muito, saudável. Tome, no mínimo, dois copos deste suco por dia durante os sete dias que antecederem a exposição ao sol.

Receita:

Suco de verão:

Ingredientes:

2 cenouras médias
800 ml de suco de laranja
4 colheres de sopa de farelo de aveia
400 ml de suco de manga

Modo fazer:

Pique 2 cenouras médias limpas e descascadas e coloque no liquidificador. Junte 400 ml de suco de manga e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo. Espalhe a mistura em uma fôrma e leve ao congelador por 3 horas; ou até congelar. Em seguida, retire a mistura, raspe com a ajuda de uma colher e distribua em 4 copos. À parte, bata bem no liquidificador 800 ml de suco de laranja com 4 colheres (sopa) de farelo de aveia. Despeje nos copos e, se preferir, decore com a cenoura ralada.

Informações para a Imprensa
Priscyla Costa
Secom PML: (27) 3372-1829
secom@linhares.es.gov.br