Secretaria de Cultura realiza exposição de fotos e derrubada do mastro de São Benedito em Regência

O balneário de Regência está sendo contemplado com diferentes ações culturais. Além da exposição "A Vila e o Olho: dois olhares em Regência Augusta" acontece amanhã, 23 de janeiro, na Casa do Congo, a abertura exposição fotográfica "Os vários olhares de Rener Zuqui". As atividades são realizadas por iniciativa da Prefeitura de Linhares em parceria com a Secretaria de Cultura.

O curador da exposição, Luís Marques, define a exposição da seguinte forma: "A arte da fotografia não se restringe apenas a um aparato tecnológico. A arte fotográfica é capaz de deter uma ação e mesmo assim capaz de permitir reflexões às ações do movimento e do tempo em questão. O colorido do congo de Regência Augusta, a fé do seu povo e as múltiplas faces, terminou por permitir que o ensaio fotográfico de Zuqui tomasse a magnitude de uma boa aula de antropologia".

A exposição será aberta às 18h. Logo após, o Secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, fará uma palestra sobre a fotografia como um fator aparente de uma manifestação cultural.

As fotografias, que estarão impressas em colorido, tamanho 50x60cm e molduradas, serão doadas para o acervo historiográfico da Casa do Congo. Os quadros serão recebidos pela Srª Maria Conceição Costa (Porta Bandeira) e o Capitão Darci Ivan, do Grupo de Congo São Benedito de Santa Catarina.

O Secretário de Cultura Bezerra, ressalta o principal foco das fotografias: "as fotos têm um traço ligado a questão da antropologia cultural, são fotografias acentadas nas raízes do congo, aquilo que é de mais genuíno na cultura de Regência Augusta".  

Para encerrar a exposição, acontecerá um chá e a apresentação do Grupo de Congo. Logo após, haverá os preparativos para a derrubada e retirada do mastro com a bandeira de São Benedito. A bandeira foi hasteada em dezembro, no dia de São Benedito. No Espírito Santo a festa de São Benedito é comemorada no dia 27 de dezembro.

Com a derrubada da bandeira, se cumpre o chamado rito de passagem. É uma tradição que se repete há 60 anos. A bandeira será hasteada novamente no dia 26 de dezembro de 2010, dia de São Benedito.

Informações a imprensa:
Mariana Guidolini