Tudo pronto para o verão 2010 nos balneários e lagoas de Linhares

A Prefeitura de Linhares reforça as ações nos balneários do município que a partir desta semana começam a receber um grande fluxo de turistas e veranistas. Equipes de vários setores vão atuar para garantir tranquilidade para quem escolher os balneários de Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência para as festas de fim de ano e o verão.

As lagoas do município também receberão atenção especial para proporcionar segurança, principalmente, aos banhistas que optarem por ficar em Linhares nesta época do ano.

As praias ganharão reforço na saúde, infraestrutura e limpeza. Pontal do Ipiranga terá o funcionamento de sua unidade de saúde por 24 horas. Praias e lagoas terão mais guarda-vidas, além de melhorias nas estradas de acesso aos balneários, revitalização da iluminação pública e o recolhimento de lixo que será ampliado.

Estradas

Os veranistas que se deslocam para curtir as festas de fim de ano no litoral de Linhares encontrarão estradas em boas condições de tráfego. O esforço da Secretaria de Obras durante os últimos dias está concentrada nas vias de acesso aos balneários Pontal do Ipiranga, Barra Seca, Regência e Povoação num trabalho de recuperação e manutenção das estradas.

Além do serviço executado com antecedência, equipes com maquinário estarão de plantão durante os fins de semana para eventuais necessidades de reparos nos trajetos, como, por exemplo, em caso de chuvas.

As ruas e avenidas das comunidades também receberam os cuidados da Prefeitura de Linhares. Veículos e pedestres poderão transitar com facilidade.

Limpeza nos balneários

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, reforçou o número de profissionais da limpeza nos balneários do município. Ao todo são 73 braçais que executam serviços de capina e varredura de ruas e avenidas dos balneários de Linhares.

Em Pontal serão 45 profissionais, em Regência 14, Povoação 12, e, em Barra Seca, 2.  A coleta de lixo que hoje acontece duas vezes por semana será realizado diariamente a partir do dia 01 de janeiro.

Saúde

Para melhor atender os turistas e veranistas que escolheram o balneário de Pontal de Ipiranga para passar o reveillon e verão, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montou um esquema especial de atendimento médico. Durante todos os finais de semana do verão até o carnaval os atendimentos de emergência serão prestados no Posto de Saúde do balneário durante 24 horas.

A operação especial de verão, que acontece nos fins de semana, terá início no reveillon e vai até o carnaval. A equipe será composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. No decorrer da semana, o Posto de Saúde atenderá em horário normal, das 7 horas às 17 horas.

Na praia de Regência durante os finais de semana do verão e no carnaval o Posto de Saúde vai funcionar das 7 às 19 horas. Já em Povoação o atendimento será normal, das 7 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Uma ambulância também estará à disposição dos moradores e veranistas dos dois balneários.

Iluminação pública nos balneários 

Novos postes e substituição de lâmpadas garantem segurança e bem estar aos moradores e veranistas que curtem as praias do norte do Estado. Só a praia de Barra Seca recebeu 52 novos postes. Os balneários de Pontal, Regência e Povoação também tiveram a substituição de varias lâmpadas que apresentavam problemas ou estavam queimadas.

A Prefeitura de Linhares mantém o Disque Iluminação Pública. Os moradores podem fazer reclamações e solicitar serviços através do 0800-286-9003. A ligação é gratuita. Ao solicitar o serviço é necessário ter em mãos o número do poste e informar alguns dados, como bairro, rua, ponto de referência, nome e telefone de contato. O prazo para trocar uma lâmpada é de no máximo três dias úteis.

Segurança

A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública contratou temporariamente 40 guarda-vidas para atuarem durante o período do verão.

Após passar por testes e capacitação realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros de Linhares, os guarda-vidas atuarão tanto nas praias como nas lagoas de Linhares. Serão 10 guardas atuando nas principais lagoas e praias da cidade.

No balneário de Pontal do Ipiranga, 20 guarda-vidas trabalharão para auxiliarem na segurança dos banhistas. Em Regência o número será de 6 e em Povoação, 4. Todos os guardas trabalharão por escala, sendo que no fim de semana, sexta, sábado e domingo, todos irão trabalhar.