Secretaria de Segurança Pública dá dicas para curtir férias com segurança

O período das férias costuma se caracterizar com viagens prolongadas ou até mesmo de finais de semana por parte de muitas famílias. E quem vai viajar precisa adotar alguns cuidados para evitar prejuízos em decorrência de eventuais furtos nas residências.

Confira algumas dicas da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e da Polícia Militar para aproveitar as férias com tranquilidade:

  • Peça alguém de confiança (parente/vizinho) para supervisionar a casa durante a ausência.
  • Nas residências e estabelecimentos comerciais a sugestão é instalar sensores de presença, cerca elétrica e circuito fechado de TV. Reforçar a proteção de portas e janelas, nos alçapões de teto, inclusive com instalação de trancas com cadeados, olho mágico, células fotoelétricas, timer, sensores… Todas essas atitudes, inibem a ação de delinqüentes, dificultando-a. Ou simplesmente crie adequadamente um bom cão de guarda.
  • Cuidado com falsos vigilantes! Podem ser delinquentes.
  • É necessário haver cuidado de acender e apagar as luzes do lugar nos períodos apropriados. Luz acesa durante o dia é forte indício de que não há ninguém em casa. Cadeados do lado de fora, também indicam a ausência dos moradores. Os animais que porventura forem deixados na residência enquanto os donos viajam, devem ser alimentados para que não façam barulho excessivo devido à falta de alimentação diária, e ainda poderá ser tratado pelo criminoso, facilitando sua ação.
  • Não é recomendável deixar em casa armas, jóias e valores, enquanto os moradores estiverem ausentes, mas sim, em outro local que ofereça maior segurança. Caso não haja outra opção, guarde-os em esconderijos ou cofres, é uma boa alternativa.
  • Peça a um vizinho de confiança que acione a polícia, caso observe movimento suspeito na casa durante sua ausência.
  • Quando for sair ou chegar em casa, fique atento para a presença de suspeitos nas proximidades, à pé ou em veículos. À noite, coloque os faróis do veículo em luz alta para facilitar a visualização de pessoas suspeitas. Desconfiando, dê a volta no quarteirão e chame a Polícia Militar.
  • Suspeitando de que há algum ladrão em sua casa, não entre. Chame a Polícia Militar, pois sempre é possível que os ladrões ainda estejam em seu interior, o que se torna um risco ainda maior caso você entre;

Não imagine que as coisas não vão acontecer com você, que coisas ruins só acontecem com os outros. Você pode ser o escolhido pelo marginal. Por isso, previna-se. A Polícia Militar está 24 horas à sua disposição, através do telefone 190. Não deixe que aconteça o crime, comunique com a PM qualquer suspeita.