Eleições Já: Alunos irão eleger diretores das escolas municipais de Linhares

As escolas municipais de Linhares vão decidir, no mês de março, através de eleição, o nome de seus diretores e vices. Os mandatos têm duração de dois anos e os candidatos podem se reeleger por mais dois anos.

Para se candidatar é necessário que o interessado tenha um curso superior em educação e esteja trabalhando na escola na função de professor, pedagogo ou diretor. Os novos diretores serão escolhidos pela comunidade escolar.

Sendo assim, tem direito ao voto os pais dos alunos regularmente matriculados na escola (que serão os representantes dos alunos menores de 16 anos), alunos (acima de 16 anos), professores e funcionários da escola. A data das eleições será decidida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

A eleição direta para diretores e vice das escolas municipais faz parte do Plano de Governo do prefeito Guerino Zanon. A lei criada pelo prefeito foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Linhares. A lei atende uma antiga reivindicação da comunidade escolar.

Para a secretária municipal de Educação, Professora Ana Maria Paraíso, as eleições consolidam a gestão democrática e fortalecem o compromisso do município com a educação pública de qualidade.

"Em visitas as escolas constatamos o quanto será importante este momento para a comunidade escolar e para a consolidação da gestão democrática. Cabe agora à secretaria organizar esse processo eleitoral de forma isenta.

Portanto, vamos trabalhar para garantir à comunidade exercer a consciência política e cidadã para eleger candidatos que apresentem o compromisso com o fazer pedagógico em cada unidade de ensino, e vamos compartilhar e celebrar o melhor resultado para a escola", afirmou Ana Paraíso.

Importância

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o papel do diretor vai muito além do de administrar a burocracia. A gestão democrática do trabalho pedagógico pressupõe uma maneira de atuar coletivamente, oferecendo aos membros da comunidade local e escolar oportunidades para elaborar um plano de ação para minimizar ou solucionar possíveis problemas existentes na escola.

A efetivação da gestão democrática constitui-se para a comunidade local e escolar, um espaço público de direito, na qual oferece condições de igualdade, garantindo um trabalho de qualidade e transformando o ambiente escolar com ações coletivas para implantar um modelo eficaz de gestão democrática, para compartilhar responsabilidades e garantir bons resultados na discussão coletiva e a decisão de participar na definição de metas e ações, do acompanhamento e avaliação dos resultados entre toda a comunidade.