Prefeito de Linhares visita a região de Córrego Dr. Jones no distrito de São Rafael
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, fez uma visita técnica ontem (14) para acompanhar os serviços de construção de caixas secas na região da Microbacia Córrego Dr. Jones. A estimativa é construir 800 caixas nessa primeira etapa da quarta frente de trabalho iniciada pela Secretaria Municipal de Agricultura, que visa criar reservatórios de água. Na ocasião, também visitou a Queijaria Borges e entregou o certificado que garante o selo do Serviço de Inspeção Municipal (Sim) e atesta a regularização e comercialização do produto em Linhares. Também estiveram presentes o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Bonomo, dos vereadores Joel Celestrini, Gelson Suave, Tobias Cometti, Tarcísio Silva, Marcelo Pessotti, além de lideranças comunitárias e representantes de entidades.
O secretário da pasta, Franco Fiorot, explicou que já foram construídas mais de 1,4 mil caixas secas nas regiões de Farias, São Rafael e Desengano. "As caixas já construídas tem capacidade de infiltração de água no solo de mais de 60 milhões de litros d’ água. Isso mostra que a construção das caixas, apesar de ser uma técnica antiga, é muito eficaz, se executada de forma correta", falou, informando que a próxima etapa será nas microbacias dos córregos Piabanha, Palmas e Japira Sul e Norte. Fiorot explicou, ainda, que a técnica consiste na abertura de caixas escavadas às margens das estradas e nos carreadores, que são acessos dentro das lavouras, e visa contribuir no aumento da oferta hídrica, minimizando os efeitos de possíveis falta de água, a erosão do solo e assoreamento dos rios.
O prefeito Guerino Zanon, lembrou da luta do homem para viver no campo e da ordem de serviço para construção de oito barragens. "Estamos focados em desenvolver políticas públicas que levem ao homem do campo ações que proporcionem a sustentabilidade e melhorem a geração de renda. No dia 6 de fevereiro demos a ordem de serviço para construção de oito barragens que beneficiará mais 40 famílias. O serviço vem para somar a este das caixas secas, quanto ao armazenamento de água", falou.
Na propriedade do Edio Ramos Schimit serão construídas mais de 40 caixas secas. "Já tinha algumas aqui na minha propriedade e a experiência foi muito boa. Agora, estou muito feliz em fazer parte desse programa da prefeitura que nos ajudará a enfrentar períodos de crise hídrica, pois a água fica armazenada. Sem contar que ajuda também a manter as estradas em boas condições porque a água vai escorrer para dentro da caixa, evitando a erosão e conservando as nascentes, porque vai chegando aos lençóis", explicou.
Quem também está contente com o trabalho é o presidente da Associação de Produtores Rurais de Córrego Doutor Jones, Robson dos Reis Silva. "Essas caixas já estão favorecendo e muito a nossa região, porque evita a destruição das nossas estradas e parou também de descer lama para a represa e lagoas. Só temos a agradecer mesmo", frisou.
A ação faz parte do Programa de Conservação de Água e Solo do Plano Municipal Agropecuário – o Plano Agro – que desenvolveu o projeto de construção de caixas secas para amenizar os danos causados pela falta de chuvas, em busca de alternativas de reservação e também de obtenção das ofertas hídricas que surgem e a sua preservação nas propriedades.
Queijaria recebe certificado
Na oportunidade, o prefeito Guerino Zanon entregou um certificado que garante à Queijaria Borges, localizada em Córrego Dr. Jones, o selo do Serviço de Inspeção Municipal (Sim). O documento permite a comercialização legal dos produtos, devido à regularização do estabelecimento, conforme as especificações da Lei Municipal 3.426, de 29 de agosto de 2014.
O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que quando a gestão assumiu o município foi feita uma pesquisa e somente um estabelecimento de origem animal era regular. "Revisamos todas as leis de taxas, junto à Secretaria de Meio Ambiente e reforçamos os trabalhos de orientação das equipes, saindo assim de um para oito empreendimentos regularizados. No momento, mais de 20 processos estão em fase de regularização", disse.
A proprietária da queijaria, Valdelice Pompermazer de Aguiar, disse emocionada que há tempos esperava por esse momento. "Esse certificado é uma conquista profissional e familiar, pois lutamos há dois anos para adquirir esse selo, para comercializarmos nosso produto de forma correta. Os profissionais da secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente me ajudaram muito com orientações de como fazer, da forma correta e meu espaço está todo regularizado. Onde íamos vender sempre nos cobravam o selo. Agora eu vou poder dizer: está aqui o meu selo", comemorou.
A listagem das Agroindústrias registradas no SIM está disponível na aba Serviço de Inspeção Municipal (https://linhares.es.gov.br/Prefeitura/SIM.htm), assim como a legislação e informações quantos aos documentos necessários para registro.