Treinamento sobre técnicas de qualidade do café reúne produtores em Linhares

Para vivenciar na prática os efeitos de uma colheita de café com qualidade, entender a diferença no processo de produção e as exigências do mercado, a Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares deu início a uma série de treinamentos sobre Técnicas de Qualidade do Café. O primeiro encontro reuniu na sexta-feira (15) os produtores do distrito de Farias, na Unidade de Referência em Qualidade de Cafés, na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As inscrições ainda estão abertas até que as vagas sejam preenchidas. 

Entre os assuntos abordados estão os princípios básicos na produção de café de qualidade, a classificação (frutos verdes, quebrados, brocados, entre outros), degustação. "Esse treinamento visa abrir os olhos do produtor e mostrar qual a diferença existente na produção de café e como desenvolver uma produção de Conilon com qualidade e competitiva. Novos conhecimentos, se postos em prática, permitem que o resultado final da produção e a comercialização dos produtos sejam diferenciados", disse o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.

O treinamento foi ministrado pelo responsável pela Unidade de Referência de Qualidade de Café de Linhares, José Altino Machado Filho. "Quando o produtor prova o café ele sente o efeito das suas práticas na xícara, se sente muito mais convencido da necessidade de produzir um café com qualidade. Ele consegue qualificar melhor o seu próprio produto e identificar o efeito de cada ação realizada na sua lavoura’, explicou o engenheiro agrônomo que ministrou a palestra e desenvolveu uma avaliação prática sensorial com degustação.

Na oportunidade, os produtores tiveram o contato com mostras de café Conilon campeões de concurso e conheceram o potencial que essa espécie pode atingir. "Se produzido adequadamente, o Conilon também pode ser um produto de excelente qualidade, assim como o café arábica, apesar de ser espécies diferentes", disse o profissional do Incaper.

O próximo treinamento acontece dia 22 de fevereiro com os produtores de Baixo Quartel. No dia 15 de março com os de Japira e região e, a quarta e última turma, dia 21 de março com os produtores de São Rafael e região. Cada turma conta com 15 participantes. As inscrições ainda estão abertas até que as vagas sejam preenchidas. Podem ser efetuadas na secretaria de Agricultura localiza na avenida Comendador Rafael, 1743, Centro ou no telefone (27) 3372-2013.

O treinamento sobre Técnicas de Qualidade do Café em Linhares é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper. O evento faz parte do Programa Linhares Coffee que está inserido no Plano Agro Linhares, ambos norteiam as ações voltadas para agropecuária no município.